- Turismo Marinha Grande
- Fazer
- Agenda de eventos
- APRESENTAÇÃO DO LIVRO INFANTIL “OS DIAS DE UM TRAÇO” - FESTA DO LIVRO
APRESENTAÇÃO DO LIVRO INFANTIL “OS DIAS DE UM TRAÇO” - FESTA DO LIVRO
Apresentação do livro infantil “OS DIAS DE UM TRAÇO”
22 de abril | Auditório |15h30
Biblioteca Municipal da Marinha Grande
Editora: Tigre de Papel
Texto: Dora Santos Rosa
Ilustração: João Pedro Coutinho
“Os dias de um traço” é uma história infantil escrita à volta de uma rima e apresenta as aventuras de um “traço”, uma personagem aparentemente abstracta, mas que se materializa em novas formas consoante as propostas/ desafios de cada momento.
Protagonista da ilustração, o próprio traço nasce no início da história e renasce em cada página, numa continuidade que vai construindo e desconstruindo imagens à medida que a narrativa se desenvolve.
A opção pela rima – sempre a mesma a terminar cada estrofe – pretende ir ao encontro de um registo lúdico da linguagem, assemelhando-se a uma cantilena.
João Pedro Coutinho
Leiria, 1977
Arquitecto, formado em Arquitectura de Planeamento Urbano e Territorial, pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa. Viveu e cresceu na Marinha Grande onde completou todos os níveis de ensino até ingressar no ensino superior, em 1995, altura em que se mudou para Lisboa. Iniciou a carreira profissional como arquitecto em 2002. Em 2009, mantendo sempre a sua actividade principal como arquitecto, voltou a aproximar-se do desenho, participando em várias formações e cursos na área da ilustração e desenho. Membro da associação Urban Skechers Portugal desde 2018. Em 2020, após 25 anos como lisboeta, regressa à zona centro, vivendo em Fátima desde o início do primeiro confinamento geral. No final de 2021, publicou a sua primeira obra de ilustração infantil, “Os dias de um traço”, texto de Dora Rosa, através da editora Tigre de Papel. Exposições individuais de desenho em 2022, e 2023, em Fátima, São Pedro de Moel e Marinha Grande (em curso).
Dora Santos Rosa
Lisboa, 1971
Licenciada em Ciências da Comunicação, vertente Jornalismo, desde o início do seu percurso profissional privilegiou o trabalho de reportagem, maioritariamente como freelancer, tendo colaborado com diversas publicações, tais como a Notícias Magazine (suplemento do DN e do JN), DNa (antigo suplemento do DN), Activa, Rotas e Destinos, Tempos Livres, Nova, Imobiliária, entre outras. TVI e ZDF/ARTE são estações televisivas com as quais colaborou. Além do jornalismo, fez também incursões na assessoria de imprensa e na assessoria de comunicação, entre as quais destaca a Caritas Portuguesa, o Ministério da Segurança Social, da Família e da Criança, e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML).
Em 2007 concebe, para a Misericórdia de Lisboa, a coleção Cadernos Solidários, projeto editorial de investigação e grande reportagem. No âmbito desta coleção publica: “Saúde Materno-Infantil – Um passado de cinco séculos | O presente de um serviço exemplar” (co-autoria com Ana Gomes, 2008); “O Berço da Adopção” (2010); “Museu de São Roque – Relíquias da Arte e da História” (2010); “Renascer em Alcoitão” (2013). No final de 2020 estreia-se na literatura infantil com a publicação de “Inácia, a Galinha Sindicalista” (Editora Tigre de Papel), livro escolhido pela Sociedade Portuguesa de Autores como um dos três melhores de 2021 na categoria infanto-juvenil. Em final de 2021 publica “Os dias de um traço”. Participou recentemente no projeto Prata da Casa (Número - Arte e Cultura) e atualmente é responsável pela coordenação editorial dos Cadernos Técnicos da SCML.