Apresentação
A Coleção Visitável do Futuro Museu da Indústria do Molde foi inaugurada no dia 13 de dezembro de 2013, no Edifício da Resinagem, situado na Praça Guilherme Stephens, na Marinha Grande.
“Esculpir o Aço” é a designação desta Coleção, que surge por iniciativa da Câmara Municipal da Marinha Grande e da CEFAMOL – Associação Nacional da Indústria de Moldes.
A CEFAMOL – Associação Nacional da Indústria de Moldes e o Município da Marinha Grande juntaram esforços no sentido de criar na Marinha Grande, mais concretamente, no seu centro histórico, um espaço de exposição dedicado à História da nossa Indústria, o qual funciona como embrião de um futuro “Museu da Indústria de Moldes”.
Este projeto tem como objetivo contribuir para a memória coletiva da nossa Indústria e recuperação de património que faz parte da História do nosso Setor.
Com este objetivo em mente, em março de 2013, a CEFAMOL iniciou um processo de inventariação e identificação de elementos – documentos, equipamentos, ferramentas, desenhos, fotografias, modelos, peças, produtos, entre outros – que permitam às novas gerações conhecer o extraordinário percurso de desenvolvimento da Indústria Portuguesa de Moldes ao longo dos últimos 70 anos.
Contando com a colaboração de empresas e personalidades que, desde o primeiro momento, se disponibilizaram para participar nesta iniciativa, conseguiu-se realizar a identificação de espólio com relevância histórica.
Projeto cofinanciado pelo QREN, no âmbito do programa “Mais Centro” e da União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.