Hoje
Máx C
Mín C

Equipamento elétrico e eletrónico

Sabia que:

Quando adquire um novo equipamento elétrico ou eletrónico, o consumidor tem o direito de exigir que a loja receba o antigo? Esta recolha encontra-se consignada na Lei. Por lei, quem coloca os produtos no mercado é responsável pela sua recolha, tratamento e reciclagem. Ao fazer-se valer dos seus direitos, o consumidor não está a pedir um favor. Quando compra um produto, já está incluída no preço uma taxa que ajuda a suportar estes custos.

Caso pretenda apenas desfazer-se de um equipamento obsoleto, o munícipe poderá, simplesmente, contactar a câmara municipal e requisitar um serviço de recolha.

A disponibilização desta recolha visa facilitar o depósito correto dos resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos em fim de vida, aumentando assim os níveis de recolha para reciclagem. Caso opte por solicitar a recolha ao Município da Marinha Grande, estas recolhas são efetuadas ás segundas-feiras, mediante previa marcação, via telefone: 244573300 ou presencialmente.

O que é o lixo eletrónico?

Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) é o nome dado aos equipamentos eletrónicos ultrapassados, como as televisões, rádios, telefones, eletrodomésticos portáteis, ferramentas elétricas, lâmpadas fluorescentes, brinquedos eletrónicos e milhares de outros produtos.

Estes resíduos, deitados fora nos contentores de lixo comum ou em aterros, constituem um sério risco para o meio ambiente, pois possuem na sua composição metais pesados altamente tóxicos, tais como mercúrio, cádmio, berílio e chumbo. Em contacto com o solo, estes produtos contaminam o lençol freático, se forem queimados poluem o ar. Assim o processo de reciclagem destes produtos é complexo e requer a utilização de tecnologias avançadas, devido a diversidade de materiais e da sua composição ser constituída por substâncias tóxicas.

Seja AMIGO do AMBIENTE e colabore na reciclagem destes equipamentos.