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Plano Municipal de Emergência desativado

19 Outubro 2017

O Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil da Marinha Grande (PMEPCMG) foi desativado às 16h45 do dia 18 de outubro de 2017, por decisão da Comissão Municipal de Proteção Civil.

O PMEPCMG foi ativado às 23h40 de 15 de outubro, na sequência do incêndio iniciado às 14h23, do mesmo dia, na Burinhosa, concelho de Alcobaça, e que, nessa tarde, se alastrou ao concelho da Marinha Grande, tendo consumido 9480 hectares de área, equivalente a 54% do território do concelho e 86% da Mata Nacional de Leiria / Pinhal do Rei.

A Comissão Municipal de Proteção Civil reuniu ontem para a referida tomada de decisão, sob direção do presidente da Câmara, tendo contado com a presença dos presidentes das Juntas de Freguesia de Vieira de Leiria e da Moita, de representantes das corporações dos Bombeiros Voluntários de Marinha Grande e de Vieira de Leiria, da Polícia de Segurança Pública, da Guarda Nacional Republicana e Infraestruturas de Portugal.

Foi feito o balanço das operações levadas a cabo por cada uma das entidades, cujo trabalho em parceria foi enaltecido por todos e permitiu a salvaguarda da vida de todas as pessoas atingidas pelo incêndio.

O presidente da Câmara, Paulo Vicente, agradeceu reconhecidamente aos corpos de bombeiros do concelho e às corporações de outros municípíos, bem como a todas as restantes entidades intervenientes nas operações.

Agradeceu ainda aos funcionários da Câmara e aos muitos voluntários que estiveram nas instalações municipais e nos quartéis a preparar as refeições fornecidas aos bombeiros, bem como a todos os outros que, de qualquer forma, prestaram ajuda e socorro ao próximo.