Hoje
Máx C
Mín C

Exposição de Guilherme Correia até 10 de junho

19 Maio 2017

A Galeria Municipal da Marinha Grande, situada no Edifício dos Arcos, junto ao Jardim Stephens, tem patente a exposição “Guilherme Correia - Retrospetiva”, até ao dia 10 de junho. A entrada é livre.

A exposição “Guilherme Correia - Retrospetiva” reúne um conjunto de obras reveladoras da extensão, variedade, qualidade e das técnicas utilizadas, como desenho, desenho aguarelado, aguarela sobre papel, guacho, capa de livros, ilustração em livros, cenografia, pintura e gravura mural, pintura em vidro, mobiliário e vestuário.

A mostra propõe ao visitante a observação direta das obras e pontualmente recorrendo a documentação fotográfica, sendo abordados os temas: trabalho vidreiro, paisagem marítima, paisagem florestal, paisagem urbana e edifícios, retratos, pescadores, ilustração de lenda local, flores, temas e tipos populares, luta social, pintura sobre vidro, mobiliário, vestuário, cartazes, cenografia, capa de livros, ilustração em livros, autocolantes, catálogos de exposições, rótulo (desenho) para pintura em vidro.

Guilherme Correia nasceu na Marinha Grande, em 1923, filho de Matilde Oliveira Correia e do artista plástico João Pereira Correia e irmão mais novo do escultor Joaquim Correia.

Frequentou a escola primária na terra natal e, mais tarde, a Escola Domingos Sequeira, em Leiria. Foi aluno de desenho dos professores e artistas plásticos, Narciso Costa, Luís Fernando, e Miguel Bárrias.

Candidatou-se ao exame de acesso à Escola de Belas Artes do Porto mas, com a morte do pai, João Pereira Correia, teve de abdicar dos estudos para ir trabalhar, sucedendo-lhe na direção da Secção de Pintura na Fábrica da Companhia Industrial Portuguesa (CIP), na Marinha Grande.

Dirigiu as Secções de Desenho na Fábrica VICRIS e na Fábrica Santos Barosa. Colaborou na organização da Iª Exposição das Indústrias do Concelho da Marinha Grande, com Horácio Eliseu e Camilo Korrodi.

Colaborou na organização e expôs na I Bienal de Artes Plásticas da Marinha Grande, em 1996. Desenhou o desdobrável comemorativo dos 250 anos da Indústria Vidreira na Marinha Grande, dois anos depois.

Em 2008, foi homenageado pela Comissão Organizadora da 7ªBienal de Artes Plásticas da Marinha Grande e colaborou na organização e expôs na II Bienal de Artes de Leiria.

Expôs em vários pontos do País e no estrangeiro. Está representado em diversas coleções particulares e organismos oficiais, no País e em vários continentes.

A exposição pode ser visitada até 10 de junho, de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. A entrada é gratuita.

ExposicaoGuilhermeCorreia1
ExposicaoGuilhermeCorreia2
ExposicaoGuilhermeCorreia4
ExposicaoGuilhermeCorreia5