PASSEIO PEDESTRE DÁ A CONHECER TRADIÇÕES DA PRAIA DA VIEIRA

26 Agosto 2024

Na manhã do dia 25 de agosto, o Município da Marinha Grande e a ADPV - Associação para o Desenvolvimento Sócio Cultural da Praia da Vieira, promoveram um passeio pedestre na Praia da Vieira, com o objetivo de dar a conhecer a arte xávega, uma das mais antigas e tradicionais formas de pesca.

A iniciativa fez parte da programação da época balnear e contou com a presença do presidente da Câmara, Aurélio Ferreira; técnicos da autarquia; elementos da ADPV e mais de meia centena de participantes. O presidente Aurélio Ferreira destacou a importância de iniciativas como esta para divulgar as tradições locais e para o fortalecimento da identidade cultural da localidade, agradecendo o empenhado envolvimento da associação na dinamização do passeio, ao qual acrescentou grande riqueza cultural.

O passeio teve início no Centro Interpretativo de Arte Xávega e Cultura Avieira, um espaço dedicado à preservação e divulgação desta herança cultural. Foi feita a contextualização do conteúdo expositivo do centro, com uma breve explicação sobre o que é a arte xávega, a comunidade avieira e para que servem alguns dos objetos expostos. A explicação foi complementada com a visualização dos painéis expositivos e do documentário de curta duração.

A visita incluiu o Circuito de Arte Urbana, com passagem pelos murais inscritos em edifícios da Praia da Vieira, seguindo para a Estrada Atlântica, Tercenas, margem do rio Lis, parque de merendas e foz. Os participantes continuaram pelos passadiços, Avenida Marginal, Monumento aos Pescadores e Capela.

O percurso foi enriquecido com informação histórica e momentos etnográficos e de folclore, que retratam os costumes desta localidade, protagonizados por habitantes da Praia da Vieira.

passeio_pedestre_praia_da_vieira_25082024_
passeio_pedestre_praia_da_vieira_25082024_2