FESTIVAL DO PETISCO E FESTIVAL DE FOLCLORE ANIMARAM PRAIA DA VIEIRA

18 Agosto 2024

O Largo dos Pescadores, na Praia da Vieira, recebeu no último fim-de-semana, o II Festival do Petisco e o XXXVI Festival Nacional de Folclore, organizados pelo Município da Marinha Grande em parceria com a Biblioteca de Instrução Popular (BIP). Os eventos fizeram parte da programação da época balnear e atraíram centenas de visitantes.

O Festival de Folclore contou com a presença do presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira; do presidente da Junta de Vieira de Leiria, Álvaro Cardoso; do presidente da Assembleia de Freguesia, Rui Rodrigues; e da presidente da BIP, Catarina Barreto.

O presidente da Câmara destacou a importância do festival como um meio de preservar e promover as tradições culturais de cada região, nomeadamente as de Vieira de Leiria, através do Rancho Folclórico Peixeiras da Vieira.

Aurélio Ferreira salientou ser um orgulho para o concelho "acolher grupos folclóricos de diferentes regiões do país, num festival que é um tributo às nossas raízes e à nossa identidade”.

O palco instalado no Largo dos Pescadores transformou-se num autêntico desfile de tradições, com a atuação de diversos ranchos folclóricos que trouxeram a riqueza e diversidade das danças e músicas tradicionais portuguesas. Entre os participantes, destacaram-se os Ranchos Folclóricos de Benfica do Ribatejo, da Santa Casa de Soure, o Grupo Recordações de Campia (Vouzela), a Velha Guarda do Folclore da Nazaré, além do grupo anfitrião, o Rancho Folclórico “Peixeiras da Vieira”.

Em paralelo, decorreu o Festival do Petisco (que se realizou nos dias 16 e 17 de agosto), a Feira do Livro Usado e a Exposição sobre o Rancho “Peixeiras da Vieira”.

festivalfolclore_bip_pv_17082024_38_
festivalfolclore_bip_pv_17082024_59_