PINTURA RETRATA SÃO PEDRO DE MOEL EM EXPOSIÇÃO NA CASA-MUSEU AFONSO LOPES VIEIRA

13 Agosto 2024

"Na praia de São Pedro” é o título da exposição de pintura da autoria de Patrice Guiraud que é inaugurada no próximo sábado, dia 17 de agosto, pelas 21h00, na Casa-Museu Afonso Lopes Vieira, em São Pedro de Moel. Trata-se de uma iniciativa do Município da Marinha Grande, integrada na programação da época balnear.

Patrice Guiraud apaixonou-se pela praia de São Pedro de Moel ainda criança, e não pára de pintar estas cenas de praia e paisagens que tanto o fazem vibrar.

O artista nasceu na Normandia, em França, em 1952. Filho de mãe portuguesa e de pai francês, começou a frequentar a praia de São Pedro de Moel desde o fim dos anos de 1950. Exerceu medicina durante mais de 40 anos, em França e veio viver para o seu país de adopção há 4 anos, quando se reformou.

A pintura e a escultura sempre foram os seus passatempos e paixões. Começou a aprender escultura, no México, onde viveu 7 anos. Mais tarde, na Normandia, inscreveu-se na Escola de Belas Artes de Rouen, onde aprendeu escultura com o mestre Nicolas Herubel, durante 6 anos. A pintura foi uma paixão familiar, pois o seu pai também pintava. Durante 5 anos, frequentou aulas de pintura no atelier de Emmanuel Lemardelé, na escola de Pintura de Rouen. Em França, fez parte dos « Peintres du Caducée » e dos "Peintres Houppevillais" com os quais participou em numerosas exposições coletivas em Rouen, Bois Guillaume, Bonsecours e Houppeville.

A exposição fica patente até ao dia 31 de agosto de 2024 e pode ser visitada no horário das visitas encenadas, que diariamente são feitas à Casa-Museu Afonso Lopes Vieira.