PASSEIO PEDESTRE PELO TRILHO DO RIBEIRO DE SÃO PEDRO

18 Julho 2024

O Município da Marinha Grande organiza o passeio pedestre “Trilho do Ribeiro de São Pedro”, no dia 28 de julho, às 09h30, com início junto ao Farol do Penedo da Saudade, em São Pedro de Moel, cuja participação é gratuita.

Os interessados devem estar às 09h00, junto ao Arquivo Municipal da Marinha Grande, para serem transportados em autocarro disponibilizado pela Câmara Municipal até ao início do percurso. Em alternativa, podem comparecer às 09h30, em frente ao Farol, para encontro com os restantes participantes e início da caminhada.

O percurso “ Trilho do Ribeiro do São Pedro de Moel”, com início num dos mais belos faróis portugueses, junto ao Penedo da Saudade, transporta-nos de uma forma envolvente numa magia ímpar em torno do Ribeiro de Moel. O percurso linear, de aproximadamente 10 km percorre as margens do Ribeiro, dando-nos a conhecer o património histórico desta zona do Pinhal do Rei riquíssima em biodiversidade. Muitas são as lendas, recheadas de imensas curiosidades de um território fértil em água muitas vezes “férrea” .

A designação de “Moher” pode derivar dos moinhos movidos a água que existiam ao longo do ribeiro e onde a população moía o cereal. O ribeiro assume papel preponderante no transporte da madeira até à foz do Rio.

Este percurso segue uma das mais icónicas rotas da região.

passeios_pedestres_jul2024_banner_digital__1_
passeios_pedestres_jul2024_publicacao