AQUILINO FERREIRA CELEBRA 50 ANOS DE ARTE

16 Julho 2024

A Galeria Municipal Tony Vitorino, situada no Largo da República, em Vieira de Leiria, inaugura a exposição "50 Anos de Arte”, da autoria do artista Aquilino Ferreira, no dia 20 de julho de 2024, pelas 18h00.

A exposição promovida pelo Município da Marinha Grande, celebra meio século da trajetória artística de Aquilino Ferreira, apresentando uma coleção diversificada de obras que abarcam diferentes fases e estilos desenvolvidos ao longo dos anos.

Aquilino Ferreira é um nome incontornável da arte portuguesa contemporânea, não apenas na pintura, mas também nas artes plásticas na sua generalidade. Para além da sua originalidade criadora, quer na pintura, quer na escultura, a sua obra multiplica-se, contínua e ininterruptamente, durante as últimas décadas, numa vida inteiramente consagrada à arte.

Aquilino Ferreira é natural de Vieira de Leiria. O seu nome afirmou-se além-fronteiras, principalmente em França a partir da década de 1980. Após ter procurado e desbravado novos rumos para a sua arte, regressou à Pátria para ficar, o seu porto de abrigo.

O seu inatismo criador levam-no a relacionar-se com áreas tão distintas como o teatro, a rádio ou o cinema, domínios nos quais fez manifestar as regras da harmonia, sempre presentes na sua obra. Este artista multifacetado domina variadas técnicas artísticas. Do seu currículo salientam-se os três painéis de azulejo para a Gare da Disneyland de Paris, espaço onde também realizou a sua primeira grande exposição. Expôs em Chambre Syndicale des Céramistes et Atelier d’Art de France, ainda antes de ter concluído a sua formação nas áreas da pintura, da cerâmica, das artes gráficas, do design e da publicidade.

Atualmente, Aquilino Ferreira usa o chamado “lixo eletrónico”, artefactos da tecnologia que vai reciclando, conferindo-lhes uma nova identidade. Através do domínio da técnica mista em tela, cria inúmeras obras artísticas, as quais tendem a manifestar uma expressão criadora que se identifica com a denominada “Quarta Revolução Industrial”.

O artista foi laureado pela Academia Francesa de Artes, Ciências e Letras, no ano de 2022.

A exposição "50 Anos de Arte” fica patente ao público de 20 de julho a 30 de setembro, todos os dias, das 14h00 às 21h00. A entrada é gratuita.

convite_50_anos_de_arte
aquilino_ferreira_50_anos_cartaz