NOVA SALA SNOEZELEN NA MARINHA GRANDE VAI PREVENIR E TRATAR DEMÊNCIA

12 Julho 2024

A Marinha Grande vai ter uma Sala Snoezelen, a ser criada nas instalações do Centro de Saúde, em resultado da parceria do Município da Marinha Grande, da Unidade Local de Saúde da Região de Leiria (ULSRL) e do Rotary Club da Marinha Grande, cujo protocolo foi assinado esta sexta-feira, 12 de julho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

O acordo foi formalizado pelo presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira; pelo presidente do Conselho de Administração da ULSRL, Licínio de Carvalho; e pelo presidente do Rotary, Joaquim Seiça, na presença de algumas entidades locais.

Na cerimónia de assinatura do protocolo, o presidente da Câmara salientou que esta parceria “é de extrema relevância, porque vamos criar mais um serviço de apoio à população e, por isso, acolhemos e queremos agradecer ao Rotary Club, pelo facto de, no âmbito do “Projeto de Apoio à Pessoa com Demência - Insaniam” - Resposta Integrada para a prevenção e tratamento não farmacológico das demências, ter tido a ideia de disponibilizar o equipamento necessário à criação desta sala”. Aurélio Ferreira acrescentou que “o Município vai investir na readaptação da sala, para este fim”.

O presidente da ULSRL destacou que a criação da Sala Snoezelen “é um investimento virtuoso, extremamente importante e insere-se numa estratégia de atuação no envelhecimento”. Licínio de Carvalho recordou que “o aumento do envelhecimento da população, a baixa natalidade e a existência de cada vez mais famílias com apenas um filho, traz desafios”, pelo que nas respostas encontradas devemos “trabalhar juntos, com os municípios e toda a sociedade civil”.

Recordando que a Sala Snoezelen se insere no âmbito do projeto Insaniam, criado por aquela instituição no ano rotário de 2021/2022 e que tem agregado diversas parcerias como Câmara Municipal, ADESER II, UCC da Marinha Grande, Santa Casa da Misericórdia, Associação Alzheimer Portugal, entre outras, o presidente do Rotary, Joaquim Seiça, referiu que “este novo equipamento trará grandes benefícios para a nossa comunidade, proporcionando um espaço dedicado ao bem-estar e à qualidade de vida das pessoas com demência”.

A Sala Snoezelen vai ser um espaço multissensorial que tem como objetivo a estimulação sensorial e/ou a diminuição dos níveis de ansiedade e de tensão. É uma ferramenta fundamental quando se trata de apoiar as pessoas com demência. Este equipamento vai acolher e tratar as pessoas com demência, sem recurso a fármacos.

O projeto Insaniam tem como objetivo capacitar cuidadores e técnicos que lidam com pessoas com demência, contribuindo para prevenir ou travar a evolução da doença.

assinatura_sala_snoezelen_12072024_4
assinatura_sala_snoezelen_12072024_1