Marinha Grande de parabéns

08 Março 2016
No próximo dia 11 de março, sexta-feira, a Marinha Grande e os municípios geminados de Fundão, Montemor-o-Novo e Vila Real de Santo António, comemoram o 28º aniversário da sua elevação a cidade.

As cidades unidas pela sua ascensão no mesmo dia (11 de março de 1988), celebram o acontecimento de forma rotativa. Este ano, Vila Real de Santo António (VRSA) é a anfitriã dos eventos a decorrer no dia de aniversário. No entanto, na Marinha Grande, as comemorações são antecipadas começando a ser evocadas na véspera.

O programa é o seguinte:

10 de março . quinta-feira . 17h30
Galeria Municipal da Marinha Grande (junto ao Jardim Stehens)
Inauguração da Exposição “A Eletricidade na Marinha Grande: motor da vida moderna”
Exposição que nos transporta numa viagem entre o passado, onde reencontramos a memória de uma revolução científica e tecnológica, e o futuro, que nos faz avançar, aperfeiçoar, progredir e ousar.
A necessidade de novos modelos de geração de energia e de maior fiabilidade e qualidade de fornecimento está a mudar a maneira como os clientes interagem com as redes elétricas.
Exposição patente até 30 de junho.
Horário: de terça a domingo, das 10h00 às 13h00.
Visitas guiadas mediante marcação prévia pelo tel. 244 57 33 77.
Entrada gratuita.

10 de março . quinta-feira . 21h30
Casa da Cultura Teatro Stephens
Concerto de António Vitorino d’Almeida “Música para Cinema”
Ficha Artística:
António Vitorino D’Almeida
Duração: Aproximadamente 75 minutos
Classificação etária: M/6
Preço: 8€

11 de março .sexta feira. Das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00
Galeria Municipal da Marinha Grande (junto ao Jardim Stehens)
Exposição “A Eletricidade na Marinha Grande: motor da vida moderna”
Visitas guiadas durante todo o dia.

11 de março . sexta feira. 10h00
Vila Real de Santo António
Participação das escolas do 1º ciclo que integram o projeto “À Descoberta das 4 Cidades”
10h00 - Concentração na Praça Marquês de Pombal
- Entoação do hino de Portugal e Hastear das Bandeiras
- Entrega de lembranças ao Presidente anfitrião
- Entoação do hino “Caracol da Amizade”
- Largada de Balões com as cores das 4 cidades

11h00 - Sessão Solene no Centro Cultural António Aleixo

“À Descoberta das 4 Cidades”

O projeto “À Descoberta das 4 Cidades”, dirigido a alunos do 1º ciclo do ensino básico, contribui para dar a conhecer melhor cada concelho, a nível geográfico, social, cultural e económico; melhorar a formação cívica de todos os participantes e promover a cooperação entre os quatro municípios.

Este projeto incentiva também a participação da restante comunidade, que tem descoberto os valores comuns a cada município e as suas particularidades, promovendo com esta experiência a harmonia entre eles.

Este ano, em representação do concelho da Marinha Grande participam as Escolas Básicas do Engenho e Guilherme Stephens. No total dos quatro municípios, estão envolvidos 144 alunos e 15 professores.

“DE BOCA A ORELHA. Contos, lendas, provérbios, adivinhas, lengalengas... À descoberta do património oral das 4 cidades” é a ação educativa do projeto que se iniciou no passado ano letivo e culminará em 2016/2017.