Hoje
Máx C
Mín C

FESTA DA LEITURA ASSINALA DIA MUNDIAL DO LIVRO

23 Abril 2024

A Biblioteca Municipal da Marinha Grande assinalou o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, esta terça-feira, 23 de abril, com atividades de animação e promoção da leitura infantil, no âmbito da Festa da Leitura, que decorrer até ao final do mês.

Durante a manhã, a Sala Infantil recebeu muitas crianças e Neide Simões, que fez a animação da leitura do livro “O Monstro das Cores”, de Anna Llenas, para ajudar a trabalhar as emoções e as expressões.

À tarde, foi apresentada uma história da autora e ilustradora, Tânia Bailão Lopes, com recurso às ilustrações originais do livro, seguido de uma mostra de desenhos em diversos materiais e partilha de dicas de ilustração.

As atividades da Festa da Leitura prosseguem, até ao dia 30 de abril, sendo as seguintes:

24 de abril | 15h30 | Sala Infantil

HISTÓRIAS À 4.ª por Margarida Esperança

Sessões de leitura interativa, num ambiente descontraído, lúdico e informal, onde são partilhadas histórias, que nos transportam até onde a nossa imaginação nos conseguir levar.

É uma atividade de promoção da leitura e de aproximação da Biblioteca à comunidade, para crianças e famílias.

Destinatários: Crianças e famílias, público em geral.

Duração: 50 minutos

Inscrições: Limitadas à capacidade da sala

Participação: Gratuita, sujeita a marcação prévia pelo telefone 244573322 ou para o email: biblioteca.municipal@cm-mgrande.pt

25 de abril | 11h00 | Auditório

O BURRO TOBIAS EM BUSCA DO CRAVO PERDIDO

Por Ricardo Martins e Joana Silva

Tobias e os amigos vivem uma aventura que promete ser mágica. Partirão à descoberta do 25 de Abril de 1974 e dos seus principais intervenientes e personagens. Através das canções originais inspiradas nos cantautores da época, factos marcantes serão contados de forma envolvente aos mais novos, tornando apelativos e chamativos episódios históricos essenciais à memória coletiva do cidadão português.

O espetáculo conta com a narração musicada, com momentos de interação com o público-alvo, sendo assim um espetáculo lúdico-musical.

Público-alvo: Crianças dos 5 aos 10 anos e famílias

Duração: 90 minutos, aprox.

Capacidade da sala: 25 crianças

Participação: Livre, sujeita a inscrição prévia

Inscrições: Pelo telefone 244773322 ou para o email: biblioteca.municipal@cm-mgrande.pt

Até 30 de abril | Átrio da Biblioteca

EXPOSIÇÃO . LIBERDADE

Exposição de trabalhos realizados pelos alunos do Atelier Amarte - Marinha Grande, no âmbito das aulas de Desenho e Pintura, com recurso a materiais e técnicas diversas (grafite, carvão, aguarela, pastel, tinta acrílica, etc.), e executados por crianças, jovens e adultos, alusivos ao tema Liberdade e o 25 de abril.

Organização: Atelier Amarte

Destinatários: Comunidade em geral

Entrada: Livre e gratuita

Até 30 de abril

Sala infanto-juvenil | MOSTRAS BIBLIOGRÁFICAS . TU ESCOLHES, LIVREMENTE

Descrição: Abril, mês da liberdade por excelência, convidamos-te a participar na nossa mostra bibliográfica, através das tuas escolhas. És livre de retirar um livro das estantes, colocá-lo na mostra bibliográfica para que outra criança possa conhecer e ler o que selecionaste. Contamos contigo!

Público-alvo: Crianças e comunidade em geral

Sala adultos | MOSTRAS BIBLIOGRÁFICAS . LIVROS CENSURADOS

Descrição: Conjunto de livros que foram alvo da censura durante o Estado Novo. O Decreto-lei n.º 22:469, de 11 de abril de 1933, no seu art.º 6.º, determinava que “As comissões encarregadas da censura não poderão alterar o texto censurado com aditamentos ou substituições, devendo limitar-se a eliminar os trechos ou passagens reputados inconvenientes (…)”. No art.º 3.º é afirmado que “A censura terá somente por fim impedir a perversão da opinião pública (…)”. Venha conhecer alguns dos livros que foram impedidos de “perverter a opinião pública”.

Público-alvo: Comunidade em geral

Até 30 de abril

LIVRO DO MÊS . ERA UMA VEZ O 25 DE ABRIL

Texto de José Fanha, Editora Nuvem de Tinta

Sinopse: José Fanha viveu o 25 de abril de 1974 com espanto, alegria e felicidade, como muitos outros jovens de então. Com o passar dos anos, percebeu que os jovens de hoje pouco sabem desses dias distantes. Resolveu então contar a história de como era Portugal antes da Revolução dos Cravos, como se desenrolaram os dias do 25 de abril e como surgiu o Movimento das Forças Armadas que o fez acontecer. Não quis fazer um livro de História. Quis antes falar desse período como quem conta uma história fantástica e complexa, heróica, divertida e contraditória, mas maravilhosa e verdadeira. Uma história que mudou a História.

Nota: Livro disponível para empréstimo.

festa_da_leitura_1
festa_da_leitura_11
festa_da_leitura_12
festa_da_leitura_3
festa_da_leitura_5