Hoje
Máx C
Mín C

Concertos e teatro na Casa da Cultura

16 Junho 2015

A Casa da Cultura Teatro Stephens, situada na Praça Guilherme Stephens, na Marinha Grande, apresenta concertos e teatro durante o mês de julho. A Câmara Municipal convida à participação de todos nos espetáculos.

A programação da Casa da Cultura Teatro Stephens para o mês de julho é a seguinte:

4 de julho . sábado . 21h30

GOULD PIANO TRIO – CONCERTO INSERIDO NO CISTER MÚSICA 2015 XXIII FESTIVAL DE MÚSICA DE ALCOBAÇA

Sinopse |

Recentemente comparados pelo Washington Post ao Trio Beaux Arts, graças ao seu “fogo musical” e dedicação, o Gould Piano Trio continua a trazer as obras-primas do seu repertório a um público cada vez mais alargado.

Ao longo de 24 anos, o Trio tem permanecido na vanguarda da cena da música de câmara, tendo conhecido uma carreira internacional ao vencer a primeira Competição Internacional de Música de Câmara de Melbourne. Familiares aos ouvidos da audiência da BBC Radio 3, estes atuam habitualmente nalguns dos maiores festivais e espaços do Reino Unido, assim como no estrangeiro, com tournées regulares nos Estados Unidos. Além de terem desenvolvido uma relação próxima com o Wigmore Hall em Londres, têm desenhado uma particular inspiração através da criação dos seus próprios festivais de música de câmara em Corbridge, Northumberland e Cardiff. Uma parte importante da sua vida como trio passa ainda pelas Masterclasses e workshops que realizam regularmente, com residências no Royal Northern e Royal Welsh Colleges of Music.

Gravações recentes incluem o ciclo de trios para piano de Beethoven, gravado “ao vivo” para a Somm em St. George's Bristol, assim como os trios de Dvorak e Mendelssohn para a Champs Hill Records. A sua coleção de Brahms preserva ambos os trios iniciais do compositor, lançando luz sobre os seus últimos trabalhos de mestre. O seu catálogo de repertório Romântico Inglês tardio inclui obras de Bax, Scott, Ireland, Stanford e York Bowen. Atualmente, o Trio está envolvido na gravação de sete trios de Hummel para a Naxos. O primeiro trio de James MacMillan, Fourteen Little Pictures, integra o seu Wigmore Live! CD, gravado na sequência de performances realizadas nos festivais BBC MacMillan em Londres e Manchester. Após conhecer estreia mundial no Festival Internacional de Bath, em maio passado, transmitido ao vivo pela BBC Radio 3, este recital oferece-nos a estreia em Portugal do Trio de Piano Nº 2 de MacMillan, encomendado pela Goulds, e o qual faz parte de uma extensa tournée em 2014/15 que inclui duas atuações em Londres e a sua estreia europeia em Bensheim, Alemanha.

Ficha Artística |

Piano – Benjamin Frith

Violino – Lucy Gould

Violoncelo – Alice Neary

Duração: Aprox. 60 min.

Classificação: Maiores de 6 anos

Preço: 8€

 

10 de julho. sexta . 21h30

ESTREIA DA CURTA “O SEGREDO DO VALE DOS PIRILAMPOS”

Produção e elenco

Intérpretes: Vera Marques, Andreia Rodrigues, David Brás, Ricardo Santos, Neya Amado, Rogério Nunes, Vladimiro Galvão, Patrícia Ramos, Maria Matos, Damião Dias, David Martins, Kat Ramos, Susana Costa, Daniel Oliveira e Lara Oliveira

Realização: Cláudio Matos

Diretor de fotografia: Miguel Costa

Argumento: Luís Gaudêncio e Cláudio Matos

Imagem: Cláudio Matos, Miguel Costa, Cláudio Pires, Horácio Fernandes

Efeitos visuais: Cláudio Matos

Make-up e caracterização: Neya Amado

Sonoplastia: All About Studio Recordings

Banda Sonora: Rui Calças

Banda: The Stereotapes

Música: Nothing is Lost

Letra e música: Neuton Marques

Edição e pós-produção: Cláudio Matos

Produção: Kinemov – Digital Video & Cinematography em associação com Miguel Costa Photography

Duração: Aprox. 45 min.

Classificação: Maiores de 12 anos

Entradas por convite através do site www.kinemov.com/index.php/2012-10-26-09-55-37/2013-03-11-11-28-43/curta-metragem-o-segredo-do-vale-dos-pirilampos-2:

 

11 de julho . sábado . 21h30

RITA RIBEIRO E SANDRA JOSÉ – DOSSIER “ENTRE TANTO”

Sinopse |

As atrizes Rita Ribeiro e Sandra José apresentam um novo trabalho intitulado "Entre Tanto", da autoria de Sandra José, num ano marcado pela comemoração dos 40 anos de carreira da actriz Rita Ribeiro. O trabalho aborda temas como o auto conhecimento/cura e reflexão interior, através do contexto do Síndrome de Diógenes. As actrizes abraçam este trabalho quase como uma missão, usando a arte como canal para chegar às pessoas e poder mudar mentalidades.

Duas Marias. Um síndrome de Diógenes, entre quatro paredes desarrumadas. A dualidade de forças opostas num universo onde tudo está em constante transformação. O equilíbrio interior ou desequilíbrio exterior. A vida em frente e verso. Entre Tantos motivos para olhar e ver, o que vemos quando fechamos os olhos?

Ficha Artística e Técnica |

Texto - Sandra José

Interpretação - Rita Ribeiro e Sandra José

Encenação - Rita Ribeiro e Sandra José

Desenho de Luz - Ricardo Ladeira

Cenografia - António Terra

Imagem - António Medeiros

Duração: Aprox. 60 min.

Classificação: Maiores de 12 anos.

Preço: 8 euros

 

18 de julho . sábado . 21h30

ANDRÉ BARROS

Sinopse |

André Barros estudava Direito e, no último ano começou, de forma autodidacta, a tocar piano. Depois de acabar o curso, resolveu apostar num novo rumo de ensino, a produção musical que o levou a rumar à Islândia para trabalhar alguns meses no Sundlaugin Studio (o tal estúdio que os Sigur Rós construÍram nas instalações de uma antiga piscina). Foi lá que privou com nomes como Olafur Arnalds e elementos de Múm, Amiina e Of Monsters & Men e o seu disco de estreia "Circustances" foi mesmo lá finalizado (mistura e masterização).

Entre o universo contemporâneo, o clássico e o de bandas sonoras, André Barros foi apontado pela revista Blitz como uma das principais esperanças nacionais para surpreender em 2014. Nesse ano compôs e interpretou música para cerca de dez filmes e uma coreografia de dança, colaborando com realizadores de países como Estados Unidos, Japão, Índia, Alemanha, Islândia e Espanha.

O novo disco "Soundtracks Vol.I" apresenta algumas das composições que André Barros compôs e gravou no passado ano de 2014 para diversas bandas sonoras e ainda o tema "Gambiarras" que conta com a colaboração (texto e voz) de Valter Hugo Mãe. É por lá que encontramos também os temas do filme curta metragem "Our Father", de Linda Palmer (que tem Michael Gross - o pai de "Michael J Fox" em "Quem sai aos seus" - no papel principal), que já lhe renderam um galardão para melhor banda sonora no Los Angeles Independent Film Festival Awards e que, depois de ter alcançado boas críticas e alguns prémios em vários festivais, chega agora à edição de 2015 do Festival de Cannes, estando inserido na Mostra de Novos Talentos de realizadores dos Estados Unidos, o país convidado deste ano para esta mostra.

“Soundtracks Vol. I” foi editado no dia 25 de Maio pela Omnichord Records, com distribuição da Sony Music.

Ficha Artística |

Piano – André Barros

Duração: Aprox. 60 min.

Preço: 8 euros

Reservas: teatro.stephens@cm-mgrande.pt ou telefone 244573377.

Bilheteira: receção do Museu do Vidro (Jardim Stephens), de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.