Seleção Paralimpica de Judo, na comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

04 Dezembro 2018

No âmbito da comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência numa iniciativa conjunta entre o Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente e o Judo Clube da Marinha Grande, a capital vidreira receberá no próximo dia 10 de dezembro dois dos mais importantes elementos da seleção paralímpica de Judo, Miguel Vieira e Djibrilo Iafa. A comitiva efetuará uma demonstração / aula de Judo na Escola Guilherme Stephens em conjunto com os alunos da APPACDM e grupo equipa Desporto Escolar – Judo. Miguel Vieira, já garantiu que trará a sua “Vespa”, cão guia que o acompanha diariamente e que é presença assídua nos tatamis.

Recordamos que estes dois atletas representaram recentemente Portugal no Campeonato do Mundo para cegos e baixa visão, a maior prova do calendário da Internacional Blind Sports Federation. Por seu turno Miguel Vieira, foi o primeiro judoca luso a participar numa olimpíada. Integrado no programa Paralimpico desde Seul 1988, o judo paralímpico é praticado por deficientes visuais, divididos por categorias de peso e por três classes, de acordo com o grau de deficiência visual.

Estas iniciativas contarão com a colaboração e apoio da Câmara Municipal da Marinha Grande, Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente, Agrupamento de Escolas Vieira de Leira, Desporto Escolar, APPACDM, Associação Distrital de Judo de Leiria e Judo Clube da Marinha Grande e estão integradas no projeto "Desporto Escolar Territórios".

Fonte: Desporto Escolar do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente