Hoje
Máx C
Mín C

Coro do Orfeão de Leiria

2017/10/07
Local:
Igreja Matriz da Marinha Grande

Direção: Nuno Almeida

 

Coro Orfeão de Leiria

O Orfeão de Leiria erguido em maio de 1946, primeiro sob a direção de Rui Barral, depois de José Pais de Almeida e Silva, Duarte Gravato, Frei Norberto Gomes, Francisco Bernardino Carvalho, Júlio Fernandes, Joel Canhão, Guy Stoffel Fernandes, Agostinho Rodrigues, Rui de Matos, Jorge Matta, Paulo Lourenço, Mário Nascimento, Augusto Mesquita, Pedro Miguel, João Branco, Joaquim Branco e atualmente dirigido por Nuno Almeida, tornou-se o embaixador cultural da cidade e da região de Leiria no mundo, como conjunto coral e como instituição referencial de cultura.

Instituição a que legou o seu nome e que hoje se designa como Orfeão de Leiria Conservatório de Artes (OL|CA), tal a sua abrangência. Nascido na tradição dos coros de vozes masculinas o Coro Orfeão de Leiria atingiu nos anos 50 uma tal plenitude artística que o individualizou no contexto nacional e teve repercussões internacionais, nomeadamente através da BBC de Londres. Em 1986 foi criado um Coro Misto.

A profissionalização por inteiro da direção coral em 1988 possibilitou a generalização da técnica vocal; os conhecimentos em música; um repertório sistematicamente mais erudito; a qualidade interpretativa. Isto permitiu chegar-se a 2014 como um dos melhores agrupamentos corais nacionais e um invejável curriculum europeu e mundial. Apresenta-se hoje com conjuntos diferentes - misto, vozes masculinas, vozes femininas, em conjunto ou separadamente, e acompanhamento orquestral ou instrumental ou a cappella.

Do seu currículo internacional constam atuações em Espanha, França, Alemanha, Dinamarca e Holanda, Suíça e Itália e na República Checa, para além da Áustria, Luxemburgo, Hungria, Eslovénia, Eslováquia e Polónia. No ano 2000 participou em festivais em vários Estados do Brasil. Com atuações por todo o país esteve também nos Açores. A participação regular no Festival «Música em Leiria» desde 1996, como os muitos concertos para coro e orquestra, são momentos em que o Coro do Orfeão de Leiria atingiu momentos altíssimos na sua prática artística, eminentemente virada para a comunidade.

 

Nuno Almeida

Nuno Almeida nasceu no Porto em Maio de 1993. Inicia o seu percurso musical no Instituto Orff do Portono ano de 1997. Em 2004 ingressa no Conservatório de Música do Porto na classe de piano da Professora Anne Marie, e mais tarde na classe da Professora Arminda Odete.

Posteriormente, é admitido na classe de órgão do Professor Doutor António Paulo Alvim onde vem a completar o curso complementar em órgão literatura e órgão improvisação/acompanhamento. Ainda nesta instituição tem como professores de composição os Professores Fernando Lapa e Fernando Valente. Em 2012 ingressa na Universidade de Aveiro na Licenciatura em Direção, Teoria e Formação Musical, concluída no ano 2015. No ano seguinte termina também o V Curso Nacional de Música litúrgica, com durabilidade de quatro anos, onde se vem a diplomar em órgão literatura/ acompanhamento litúrgico com o Professor António Esteireiro como principal orientador.

Exerce o papel de maestro coadjuntor no ano letivo de 2015/16 do Coro da Universidade de Aveiro, onde tem oportunidade de trabalhar obras como II Sinfonia de Mahler, Requiem de F. Delius, entre outras. Com este mesmo coro, organiza e dirige um concerto na Igreja de Cedofeita (Porto), onde são apresentadas obras de A. Pärt, M. Duruflé, entre outros.

Frequenta o segundo ano de Mestrado em Direção Coral na Universidade de Aveiro sob orientação do Professor Doutor Vasco Negreiros, exerce funções de organista na Igreja de S. Martinho de Cedofeita (Porto) e é ainda colaborador no Santuário de Nª Sª de Fátima. Trabalha também com frequência na Sé Catedral de Coimbra, contribuindo como organista e compositor.

É docente no Orfeão de Leiria Conservatório de Artes e maestro titular do Coro Orfeão de Leiria.

 

 

Espetáculo realizado no âmbito da “Região de Leiria - Rede Cultural”.

 

imagem

Horário:

21h30

Preço:
0,00 €