Hoje
Máx C
Mín C

HORA DO CONTO E DA ILUSTRAÇÃO SOBRE ABRIL - FESTA DO LIVRO

2023/04/25

Hora do Conto e da Ilustração sobre Abril

25 de abril |Sala Infantil |10h30

Biblioteca Municipal da Marinha Grande

 

Ana Cristina Luz e Tânia Bailão Lopes

A história do 25 de Abril contada aos mais novos pelo cachorrinho da casa, o Fred, que, certo dia, repara que algo de estranho se passa, pois o seu dono desapareceu.

Sala Infantil: capacidade para 30 pessoas

Duração: 50 min.

Público-alvo: crianças até aos 12 anos

Participação: Livre, sujeita a inscrição prévia

Inscrição: Telefone 244 573322 ou pelo email: biblioteca.municipal@cm-mgrande.pt

Ana Cristina Luz nasceu em Maceira, tem o mestrado em Mediação Cultural e Literária pela Universidade do Minho e apresentou o seu primeiro livro “Timor – Histórias com lendas”, em 2002, em Timor Leste. A convite do Instituto Camões, esteve presente na I Feira do Livro Lusófono, que decorreu em Díli, Timor Leste em Março de 2003 e em Agosto desse mesmo ano participou no “8º Foro por el Fomento del Libro y la Lectura”, em Resistência, Província de Chaco, Argentina.

É detentora de vários prémios, entre os quais, o primeiro lugar no Prémio Afonso Lopes Vieira, em 2001. Tem 40 livros editados, dos quais 33 para os mais novos, destacando-se O dia em que quase perdemos o 5, editado pela Livros Horizonte, que integra o Plano Nacional de Leitura. Tem vários contos e artigos publicados em antologias e jornais em Portugal e no estrangeiro.

Participou em diversas conferências, com a apresentação de trabalhos de diversas temáticas, desde a literatura infantil à ficção científica e fantástico e mais recentemente, participou no 13o. Congresso Alemão de Lusitanistas, em Augsburg, Alemanha, onde apresentou o seu trabalho “A Lista de Aristides de Sousa Mendes”, em Setembro de 2019. Da sua dissertação de mestrado, resultou o livro “A Lista de Aristides de Sousa Mendes”, editado em Maio de 2020, pela Textiverso.

Tânia Bailão Lopes nasceu a 11 de agosto de 1983. Abraça desde cedo o fascínio pelas pequenas coisas da vida e é nas artes que se descobre. Licenciada em Serviço Social e Mestre em Psicologia Clínica, a pintura torna-se uma ferramenta de comunicação, onde assume uma atitude interventiva e uma personalidade heterogénea.

Exerce na sua área de formação durante 10 anos, optando, em 2016, por se dedicar, exclusivamente, à criação artística, escrita e ilustração.

Desenvolve trabalho nas escolas, de norte a sul do país, promovendo a literatura, criatividade e valores humanos nos mais novos.

Premiada na área da Pintura, Literatura e Ilustração Infantil, já ilustrou mais de 70 livros.

Como adora criar histórias, embarca no mundo da escrita em 2013. Tem 11 histórias publicadas e muitas mais a aguardar publicação. “Maria Morte“ e “Piu e o Planeta” integram o Plano Nacional de Leitura.