Hoje
Máx C
Mín C

APRESENTAÇÃO DO LIVRO 'O CANTO DO MELRO' DE RAQUEL VARELA

2025/01/19

O livro “O Canto do Melro”, da historiadora Raquel Varela, vai ser apresentado pelo ex-ministro da Justiça, Laborinho Lúcio, e pela docente, Adelaide Mendes, no dia 19 de janeiro, pelas 16h00, no Museu Joaquim Correia, cuja entrada é gratuita, sujeita à lotação da sala.

A iniciativa organizada pelo Município da Marinha Grande, em parceria com a Livraria Livros & Companhia e pela editora Bertrand, contará, ainda, com a presença do presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, e do padre José Martins Júnior, biografado nesta obra.

Raquel Varela dá a conhecer, na forma de romance, a vida e a obra de uma figura ímpar, o Padre José Martins Júnior, que, da Ribeira Seca na Madeira, atravessou a história global, do fim do feudalismo em pleno século xx às lutas anticoloniais, da teologia da libertação à resistência antifascista.

Apoiada numa impressionante recolha - em arquivos, jornais, testemunhos e observação - realizada ao longo de uma década, a autora ficciona esta história, levando-nos ao quotidiano de José Martins Júnior, um humanista radical de coragem invulgar, em coerência com o mais puro ideário cristão.

A historiadora recupera, em ficção biográfica, temas como o pensamento livre, o lugar dos partidos - e da Igreja -, o espaço e a qualidade dos afetos, a importância das revoluções socialistas, o combate à tirania do mercado e ao despotismo do Estado, incluindo quando este se apresenta como social-liberalismo, e a centralidade do trabalho para a felicidade e a democracia social. A utopia não como um não lugar, inatingível, mas como sonho concreto, encarnado pelo Padre Martins.

Raquel Varela, historiadora, professora universitária e investigadora, tem mais de quarenta livros publicados ou editados. É especialista em história do 25 de Abril e também em história das revoluções no século XX. Participa semanalmente em programas de televisão e rádio e é guionista de documentários.

Foi agraciada com vários prémios, entre eles, o Prémio da Associação Ibero-Americana de Comunicação/Universidade de Oviedo, Espanha, pelo seu contributo para a história global do trabalho e dos movimentos sociais. Em 2020, foi a primeira distinguida com a bolsa de investigação Simone Veil, Project Europe - Universidade de Munique. É presidente do Observatório para as Condições de Vida e Trabalho.