Hoje
Máx C
Mín C

E se a sua ideia fosse tornada realidade?

A Câmara Municipal da Marinha Grande tem em curso o Orçamento Participativo 2016 (OP), cuja fase de apresentação de propostas decorre de 18 de abril a 30 de junho. Para melhor esclarecimento da população, vão ser realizadas assembleias participativas em cada uma das freguesias do concelho.

As assembleias participativas vão ocorrer na fase de apresentação de propostas e na fase de votação. No início do processo, as assembleias destinam-se à apresentação presencial de propostas e constituem o local mais apropriado para debater ideias, colocar questões e receber uma resposta imediata a eventuais dúvidas acerca do procedimento do OP e dos projetos que os participantes pretendem apresentar.

Todos os cidadãos, com mais de 18 anos, que vivem, trabalham ou estudam no concelho da Marinha Grande podem participar nestas assembleias.

Cada assembleia participativa é aberta com uma breve explicação do funcionamento do OP e das suas regras, a que se segue um convite para que todos os participantes se juntem em mesas de trabalho, onde têm a oportunidade de apresentar os seus projetos e discuti-los com os presentes.

Cada mesa tem a possibilidade de apresentar tantas propostas quanto o número de participantes que a compõem.

No corrente ano, as assembleias participativas pretendem garantir descentralização, pela participação de todos os residentes nas diversas freguesias do concelho, realizando-se nos seguintes dias e locais:

13 de maio de 2016 – Junta de Freguesia de Vieira de Leiria;
- 20 de maio - Junta de Freguesia da Moita;
- 17 de junho – Edifício da Resinagem sito na praça Guilherme Stephens – freguesia da Marinha Grande.

No fim do processo realiza-se uma nova assembleia participativa destinada à publicitação dos resultados da votação, que ocorrerá em data a fixar oportunamente, mas sempre, de acordo com as regras do regulamento do OP, após o dia 15 de outubro.

Porque participar é um exercício da cidadania, a Câmara Municipal convida todos os interessados a assistirem às assembleias participativas e a apresentarem propostas ao OP 2016. As suas ideias contam!