Concelho tem duas empresas “gazela”

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) vai atribuir esta quarta-feira, 20 de abril, a distinção “Gazela” a duas empresas da Marinha Grande.

Os dados recentemente divulgados, e com os quais a Câmara Municipal se congratula, resultam de um estudo que a CCDRC elaborou, pelo quarto ano consecutivo, com vista ao apuramento das empresas “gazela” existentes na Região Centro.

Relativamente ao concelho da Marinha Grande, são apontados como casos a Electrofer - Internacional Lda e a Engtool, Lda.

Foi possível apurar a existência de 57 Empresas Gazela na Região Centro, que se repartem por 29 dos 100 municípios da Região Centro. Um quarto destas empresas desenvolve as suas atividades no setor do comércio. Este setor, em conjunto, com as atividades da indústria transformadora (17,5%), consultoria (14,0%) e transportes e armazenagem (14,0%) representa cerca de 70% das empresas Gazela da Região Centro.

O volume de negócios das empresas gazela 2015 da Região Centro cresceu de forma significativa (346%) entre 2011 e 2014, sendo que faturaram 31 milhões de euros em 2011, 140 milhões de euros em 2014 e tiveram um crescimento médio anual de 65%.

O estudo confirma igualmente serem estas empresas geradoras de um número muito
significativo de postos de trabalho, pois quase triplicaram a quantidade de colaboradores entre 2011 e 2014, empregando neste último ano 1246 trabalhadores.

O conceito de empresa “gazela” assumido internacionalmente corresponde a empresas jovens e com elevados ritmos de crescimento, sustentados ao longo do tempo.

Correspondem a organizações inovadoras, capazes de se posicionarem de forma diferenciadora nos mercados, onde afirmam a sua competitividade e constroem sucesso a um ritmo acelerado, contribuindo fortemente para a criação de postos de trabalho.

De acordo com o estudo da CCDRC, “elas correspondem a uma pequena percentagem do universo empresarial, mas cada uma delas «vale ouro», pois apresentam ritmos elevados de crescimento (acima de 20% ao ano) e de geração de postos de trabalho, mesmo em tempos de estagnação das economias.

A partir da base de dados utilizada pela CCDRC, foram identificadas as empresas gazela 2015, que são aquelas que cumulativamente: apresentam crescimentos do volume de negócios superiores a 20% ao ano em 2012, 2013 e 2014; nasceram a partir de 2006 e possuem a sua sede na Região Centro; empregavam pelo menos 10 trabalhadores em 2014; possuíam faturação igual ou superior a 500 mil euros em 2014.