Hoje
Máx C
Mín C

LIVRO DE RAQUEL VAREL APRESENTADO NA MARINHA GRANDE

Foi de casa cheia que o Museu Joaquim Correia recebeu a apresentação do livro O Canto do Melro, da historiadora Raquel Varela, no passado domingo, 19 de janeiro.

O evento organizado pelo Município da Marinha Grande, em parceria com a Livraria Livros & Companhia e a editora Bertrand, contou com o apoio de Luís Manuel Silvestre, e reuniu cerca de 80 pessoas, que assistiram a uma sessão cultural entusiasmante.

A sessão teve início com a atuação dos jovens músicos da Orquestra Juvenil da Marinha Grande.

O ambiente foi enriquecido pela combinação de música e literatura, criando uma atmosfera de partilha cultural.

O Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, reforçou o compromisso do município com a promoção da cultura e do debate público.

Raquel Varela partilhou detalhes sobre a obra e o processo de investigação que a sustentou. A autora foi acompanhada pelo seu editor, Jorge Garcia, pelo ex-ministro da Justiça, Dr. Laborinho Lúcio, e pela Dra. Adelaide Franco Mendes, que trouxeram as suas interpretações literárias à plateia.

 

Numa perspetiva de interação da mesa de convidados com o público, houve lugar para a leitura de excertos do livro O Canto do Melro, por membros do grupo “Poesia ao Serão" da Associação Cultural e Recreativa da Comeira, o que acrescentou uma dinâmica de ritmos e vozes às considerações de teoria literária realizadas.

 

Com um percurso marcado pelas lutas anticoloniais, a teologia da libertação e a resistência antifascista, o Padre madeirense José Martins Júnior tantas vezes servindo-se da música para chegar à comunidade com a qual trabalhou na Ribeira Seca, Madeira, não quis deixar de expressar um louvor aos jovens músicos da Orquestra Juvenil da Marinha Grande.

 

Atualmente com 86 anos, é doutorando e prepara a sua tese sobre a história da Igreja na Madeira, no pós 25 de Abril.