Hoje
Máx C
Mín C

PASSEIO PEDESTRE DEDICADO AO 18 DE JANEIRO DE 1934

O Município da Marinha Grande vai dar continuidade à realização de passeios pedestres, no último domingo de cada mês. Em 2025, a iniciativa tem como temática “Passeios com História”, sendo a primeira caminhada dedicada ao “18 janeiro 1934”, que se realizará no dia 26 de janeiro, pelas 09h00, com concentração no Arquivo Municipal e que contará com interpretação de Hermínio Nunes.

A edição de janeiro transporta-nos para um percurso interpretativo relativo à revolta histórica dos vidreiros. Serão percorridos os lugares mais simbólicos da cidade, onde serão descritos os acontecimentos que motivaram este importante evento, simbolizando a resistência e a determinação em defesa dos direitos laborais e sociais do território marinhense.

O 18 de Janeiro de 1934 é uma data marcante na história de Portugal e da Marinha Grande. Neste dia, os trabalhadores da indústria vidreira protagonizaram uma das mais emblemáticas revoltas operárias contra a implantada ditadura do Estado Novo. Motivados pela luta contra a supressão das liberdades sindicais e a implementação do regime corporativo, os operários insurgiram-se corajosamente, enfrentando forte repressão das forças policiais e militares.

O percurso terá a duração de três horas, a distância de 6 km. A participação é gratuita.