MARINHA GRANDE QUER INSTALAÇÃO DO MUSEU NACIONAL DA FLORESTA

O Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, apelou à intervenção do Presidente da Assembleia da República e do Governo para a urgência da instalação do Museu Nacional da Floresta, no Parque no Engenho, na cerimónia de Homenagem ao Pinhal do Rei, realizada no passado dia 15 de outubro, no Teatro Stephens, por ocasião dos 7 anos do incêndio que devastou 86% da Mata.

Na presença do Presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar Branco; da Ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes; e do Secretário de Estado da Agricultura, João Moura, foi lançado o repto para que o governo se una em torno deste desígnio.

Aurélio Ferreira destacou que, “após o incêndio de 2017, o empenho na instalação do Museu Nacional da Floresta torna-se uma ambição ainda maior para o concelho. Todos sabemos a importância da floresta para o nosso país, e embora existindo centenas de museus em Portugal, não existe o Museu Nacional da Floresta e esse só pode estar no nosso território. Esta é uma muito antiga, e justa, ambição da Marinha Grande, que se assume como berço da técnica e gestão da Floresta Nacional”.

O Presidente da Câmara recordou que “apesar de, em 1999, a Assembleia da República ter criado pela Lei 108/99 o Museu Nacional da Floresta na Marinha Grande, a primeira referência à sua implementação data de 7 de novembro de 1872, onde o então Administrador Geral das Mattas do Reino, Ernesto de Faria, determinou a criação do Museu Florestal, na Marinha Grande”.

O Presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, admitiu que “temos de estar à altura do nosso engenho para encontrar esse cabimento (orçamental), até porque julgava eu que a promessa do Aeroporto de Lisboa era a mais antiga que o país tinha e chegamos agora à conclusão que é o Museu da Floresta”.

Para o Secretário de Estado da Agricultura, João Moura, “a instalação deste museu na Marinha Grande faz todo o sentido".

A sessão solene de homenagem conta, ainda, com a assinatura e obliteração da emissão de selos comemorativos do Pinhal do Rei.