MARINHA GRANDE RECEBE COMITIVA CHINESA DE HENAN

MARINHA GRANDE RECEBE COMTIVA CHINESA DE HENAN

A Marinha Grande recebeu uma comitiva chinesa da Província de Henan, na segunda-feira, 23 de setembro, com o objetivo de conhecerem a realidade económica da região, as principais indústrias e as instituições do sistema científico e tecnológico que lhes dão suporte.

A comitiva foi recebida pelo presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira; pelos vereadores Ana Alves Monteiro e João Brito; pelo 1.º secretário da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, Paulo Santos; pela presidente da Junta da Marinha Grande, Maria Neves; tendo-se juntado, posteriormente, o presidente da CIMRL, Gonçalo Lopes.

A delegação visitante, que está a fazer um périplo por Portugal, Croácia e Montenegro, é liderada pelo vice-presidente da Província de Henan, Dai Bohua; e integra outros elementos desse comité; bem como o vice-presidente da Universidade de Henan, Yang Mengya.

O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurelio Ferreira, destacou a importância de receber a comitiva internacional, pelo “impacto positivo da cooperação entre Portugal e China” e por permitir “fortalecer as relações empresariais, culturais, educativas e institucionais entre territórios”.

Aurélio Ferreira afirmou que “estamos disponíveis para estabelecer parcerias com a Província de Henan, promovendo o crescimento conjunto, reforçando a Marinha Grande no panorama internacional e criando oportunidades para novos projetos e colaborações”.

O presidente lembrou ainda que a Marinha Grande “é um concelho tecnológico, industrial, onde o dinamismo, a inovação e o intercâmbio de conhecimento têm contribuído para o desenvolvimento sustentável da região”.

O vice-presidente de Henan, Dai Bohua, recordou que a província tem uma população de 100 milhões de habitantes. Afirmou que “estas trocas demonstram que há um progresso de ambas as partes e trazem mais prosperidade aos dois países”, tendo demonstra o interesse em “reforçar as relações entre estes territórios”.

A comitiva e entidades locais visitaram a empresa Gallo Vidro, uma das mais representativas do vidro de embalagem, tendo sido guiados com explicações acerca daquela unidade fabril e do setor vidreiro, pelo diretor, Henrique Monteiro, e pelo técnico Nelson Couto. Os governantes de Henan puderam observar os avanços tecnológicos e as inovações implementadas pela empresa, que tem se destacado tanto no mercado nacional, como internacional.

O dia culminou em São Pedro de Moel, com um momento cultural, uma breve visita pelo lugar e o debate de oportunidades que possam ser criadas nesta cooperação luso-chinesa.

O programa da visita do dia 23 de setembro tinha sido iniciado em Leiria, com a assinatura de um acordo de cooperação entre o Politécnico de Leiria, representado pelo seu presidente Carlos Rabadão, e a Universidade de Henan, que visa estreitar laços entre as instituições e fomentar a troca de conhecimento entre a comunidade académica.

comitiva_chinesa_henan_23092024_42
comitiva_chinesa_henan_23092024_8