MARINHA GRANDE ASSINALA O DIA DA DISTROFIA MUSCULAR DE DUCHENNE

O Município da Marinha Grande assinalou, no passado fim de semana, o Dia Mundial para a Consciencialização da Distrofia Muscular de Duchenne, 7 de setembro, iluminando o edifício da Câmara Municipal e o Monumento Escultórico alusivo ao 18 de Janeiro.

Esta ação realizada em parceria com a Associação Portuguesa de Neuromusculares (APN), juntou-se ao movimento global proposto pela World Duchenne Organization (WDO), para apelar à defesa dos direitos e à inclusão social de todas as pessoas que vivem com Distrofia Muscular de Duchenne/Becker (DMD/BMD), uma doença neuromuscular, genética, rara, que afeta principalmente os bebés do sexo masculino.

Sob o mote “Juntos, a uma só voz pela Duchenne”, esta iniciativa surgiu no âmbito do Dia Mundial para a Sensibilização e Consciencialização da doença que, pelo 11.º ano consecutivo, se assinala em todo o mundo no dia 7 de setembro.

Esta doença rara afeta 1 em cada 3.500 crianças do sexo masculino, tem dominado uma grande parte da investigação em doenças neuromusculares, por não ter cura e impõe uma enorme fragilidade aos seus portadores, para além de uma forte dependência de terceiros.

dia_distrufia_muscular2024_3
dia_distrufia_muscular2024_1