MARINHA GRANDE RENOVA DISTINÇÃO COMO “MUNICÍPIO AMIGO DA JUVENTUDE”

O Município da Marinha Grande viu renovada a sua distinção com o selo e a bandeira de "Município Amigo da Juventude”, com a categoria 4*, pela Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ), no âmbito do IV Encontro de Municípios Amigos da Juventude, que decorreu no dia 11 de julho de 2024, no Pavilhão da PAZ, em Loures.

O diploma e bandeira foram entregues numa cerimónia que contou com a Ministra da Juventude, Margarida Balseiro Lopes, ao vereador da Juventude da Câmara Municipal da Marinha Grande, João Brito; ao chefe da Divisão de Desporto, Juventude e Associativismo, João Teixeira; e à técnica da autarquia, Cristina Simões.

A FNAJ distinguiu o Município da Marinha Grande por encarar a juventude como “um eixo central da sua ação governativa, impulsionando e multiplicando políticas amigas da juventude, que respondam aos reais interesses e aspirações dos jovens do Município, tendo os mesmos como principais protagonistas”.

Esta distinção visa “reconhecer a estratégia e as boas práticas dos Municípios que integram a Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude da FNAJ e que desenvolvem políticas de juventude estruturantes, sustentáveis e articuladas com a estratégia e visão dos e das jovens, destacando-se com uma referência nacional”. O Município da Marinha Grande integra esta Rede pioneira e promotora de um efetivo diálogo jovem de base local em Portugal, desde o dia 1 de julho de 2022.

O Projeto INSIDE JOVEM - MY Job, do Município da Marinha Grande, que já vai na sua 2ª edição e tem contado com uma forte adesão por parte dos jovens, foi selecionado e apresentado neste IV Encontro pela técnica da Juventude, Cristina Simões, como uma boa prática.

INSIDE JOVEM – MY JOB é uma iniciativa do Município da Marinha Grande que visa a ocupação de jovens do ensino secundário, durante as férias escolares, nas várias unidades orgânicas da Câmara Municipal e em empresas do concelho, numa lógica de ocupação dos tempos livres.