“Eletricidade na Marinha Grande: O motor da vida moderna”

“A Eletricidade na Marinha Grande: O motor da vida moderna” é a exposição que está patente na Galeria Municipal, situada no Edifício dos Arcos, junto ao Jardim Stephens, na Marinha Grande, até ao dia 30 de junho.

A mostra, da responsabilidade da EDP Distribuição, da Câmara Municipal da Marinha Grande e da Fundação EDP, foi inaugurada no dia 10 de março, no âmbito das comemorações do 28º aniversário da elevação a cidade da Marinha Grande, na presença do presidente da Câmara, Paulo Vicente; presidente da Assembleia Municipal, Telmo Ferraz; presidente do Conselho de Administração da EDP Distribuição, João Torres; entre outros representantes de entidades locais e do Grupo EDP.

Na inauguração, o presidente da Câmara lembrou que “longe vão os tempos em que os fornos de vidro eram aquecidos pela lenha do Pinhal do Rei, ou o Comboio de Lata era movido pelo carvão produzido a partir da mesma lenha”.

Acrescentou que “a própria Indústria moderna, que durante décadas cresceu e se desenvolveu com a energia elétrica, hoje procura já novas alternativas energéticas, numa consciência maior pelo meio ambiente e pelo uso sustentável dos recursos que, não sendo inesgotáveis, necessitam de ser geridos com razoabilidade e sensibilidade em ordem à preservação do bem-estar não apenas para as gerações presentes como, e sobretudo, atendendo às gerações futuras”.

O autarca referiu que esta exposição tem a particularidade de ser “uma viagem entre o passado, onde reencontramos a memória de uma revolução científica e tecnológica e das suas prodigiosas consequências, e o futuro, que nos faz avançar, aperfeiçoar, progredir e ousar”.

Em suma, “a Marinha Grande é espaço privilegiado de investimento, quer de capital financeiro quer de capital humano, em ordem à inovação e à transformação com claros benefícios para todos, para o presente e para o futuro”.

Paulo Vicente agradeceu à EDP Distribuição e à Fundação EDP a organização desta exposição que espera ser apreciada pela população.

O presidente do Conselho de Administração da EDP Distribuição, João Torres, referiu que encontra no Município os parceiros certos, justificando que “a Marinha Grande tem capacidade empreendedora e capacidade de executar”.

Nesta exposição “fica evidente que temos feito uma caminhada conjunta”, nomeadamente na escolha da Marinha Grande para a implementação pioneira do projeto Inovgrid, que é um projeto português de referência, reconhecido internacionalmente e que implicou uma remodelação da rede”.

João Torres informou que, ao abrigo deste projeto, “na Marinha Grande já ultrapassámos os 23 mil contadores”, estimando que “em 2017 atinjamos 1 milhão de contadores inteligentes” noutros pontos do País.

Exposição mostra o passado e o futuro da energia

A exposição “A Eletricidade na Marinha Grande: O motor da vida moderna” está organizada por vários núcleos e apresenta imagens, palavras e objetos, que nos transporta no tempo.

É uma viagem entre o passado, onde reencontramos a memória de uma revolução científica e tecnológica e das suas prodigiosas consequências, e o futuro, que nos faz avançar, aperfeiçoar, progredir e ousar.

A necessidade de novos modelos de geração de energia e de maior fiabilidade e qualidade de fornecimento está a mudar a maneira como os clientes interagem com as redes elétricas. Esta mudança de paradigma tem impacto em toda a cadeia de valor (produção, transporte, distribuição, comercialização e consumo) e implica uma mudança dos comportamentos. E esta eficiência traz consigo benefícios para todos.

A exposição tem entrada gratuita, podendo ser visitada até 30 de junho, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00. Para realização de visitas guiadas, deve ser feita marcação prévia através do telefone 244573377.