PRAIAS DA MARINHA GRANDE CELEBRAM QUALIDADE DA ÁGUA E ACESSIBILIDADE

Realizaram-se esta quarta-feira, 26 de junho de 2024, as cerimónias do hastear das Bandeiras Azul, Qualidade Ouro e Praia Acessível, nas suas principais praias, que assinalam o compromisso do Município da Marinha Grande com a qualidade ambiental e a acessibilidade.

Para o presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, “a atribuição destas bandeiras é o resultado da candidatura apresentada pelo Município e demonstra o nosso empenho em manter e melhorar a qualidade e a acessibilidade das nossas praias. Este reconhecimento é um motivo de orgulho e um incentivo para continuarmos a promover práticas sustentáveis e inclusivas, reforçando o concelho como um destino balnear de excelência”.

Os galardões foram hasteados na presença do presidente da Câmara, Aurélio Ferreira; do vereador do ambiente, João Brito; da presidente da Junta de Freguesia da Marinha Grande, Maria Neves; do capitão do Porto da Nazaré, Mário Lopes Figueiredo; do representante da Junta de Vieira de Leiria, Miguel Noraldo; do representante da ARH Centro, Pedro Santos; de técnicos do Município; entre outras entidades.

A primeira cerimónia ocorreu na Praia da Vieira, onde foi hasteada a Bandeira da Praia Acessível. Este galardão reconhece os esforços para tornar as praias acessíveis a pessoas com mobilidade condicionada, promovendo a inclusão e sensibilização para esta causa.

Na Praia Velha, foram hasteadas a Bandeira Azul e a Bandeira Qualidade de Ouro. O evento culminou em São Pedro de Moel, com o hastear da Bandeira Azul e da Bandeira Qualidade de Ouro.

A Bandeira Azul, atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), é um reconhecimento internacional de qualidade ambiental, que exige o cumprimento rigoroso de critérios relacionados com a qualidade da água, segurança, gestão e educação ambiental, além de fornecer informações relevantes aos veraneantes. A Bandeira Qualidade de Ouro, atribuída pela Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza, destaca a excelência da qualidade da água, baseada em análises consistentes e positivas nas últimas cinco épocas balneares.