“CIENTISTA REGRESSA À ESCOLA” NA MARINHA GRANDE

O Município da Marinha Grande, em parceria com a Native Scientists, está a promover o programa "Cientista Regressa à Escola”, junto das turmas do 4.º do 1.º ciclo do ensino básico do concelho, até ao ano letivo 2024/2025.

As primeiras sessões decorreram na terça-feira, 25 de junho, na EB Nery Capucho e na EB das Trutas, do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente. Os restantes Agrupamentos do concelho serão contemplados com a visita de um cientista no próximo ano letivo.

Na EB Nery Capucho, o programa "Cientista Regressa à Escola” contou com a presença da vereadora da educação da Câmara Municipal, Ana Alves Monteiro, e com as explicações do cientista marinhense Ricardo Leitão, atualmente a trabalhar na Universidade de Coimbra, que estudou nos dois estabelecimentos de ensino visitados.

O neurocientista explicou no que consiste a sua profissão, esclareceu as dúvidas dos alunos e realizou atividades práticas em sala de aula. Partilhou curiosidades sobre o cérebro humano, o seu desenvolvimento e os fatores que contribuem para o seu saudável crescimento e funcionamento, como dormir bem (cerca de 8 horas por noite), ter uma alimentação equilibrada, estimular o cérebro com atividades mentais ou proteger o cérebro de pancadas.

A Native Scientists é uma organização pan-europeia sem fins lucrativos que liga crianças desservidas e cientistas.

cientista_regressao_escola_25062024_3
cientista_regressao_escola_25062024_4