FESTAS DA CIDADE 2024 FORAM AS MELHORES DE SEMPRE

As Festas da Cidade 2024 foram um sucesso, atraindo mais de 200 mil pessoas, ao Parque da Cerca, na Marinha Grande, entre os dias 29 de maio e 2 de junho, tendo sido marcadas por novidades e maior duração da programação, consolidando-se como um dos maiores eventos da região.

O presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, faz um balanço muito positivo, referindo que “o evento foi um sucesso, quer pela quantidade de público que atraiu, quer pela programação diversificada que apresentou. Temos consciência que as Festas da Cidade têm crescido de forma consistente e gradual, introduzindo melhorias na sua qualidade”.

O autarca congratula-se com o facto “deste certame ser reconhecido e destacado como um ecoevento de referência na região de Leiria, pelas suas boas práticas, que reflete o nosso esforço, em conjunto com todos os parceiros, de apostar na separação dos resíduos e em diversas medidas que visam reduzir a pegada ecológica dele resultante”.

Aurélio Ferreira deixa “um agradecimento especial a todos os que colaboraram diretamente, para que a organização tivesse corrido tão bem: forças policiais e da proteção civil, associações, colaboradores da autarquia e de tantos e tantos colaboradores de serviços de apoio”.

Organizado pelo Município da Marinha Grande, o evento proporcionou cinco dias de intensa programação cultural e de entretenimento, com atividades infantis, radicais, artesanato, divulgação de associações locais e espetáculos que contaram com a participação de mais de 300 artistas, divididos entre o Palco Cidade e o Palco Stephens.

Um dos pontos altos das festividades foi o concerto dos Calema, realizado no dia 1 de junho, que reuniu cerca de 65 mil fãs, numa noite memorável. Outros momentos de maior atração de público foram os concertos assegurados pelos cabeças de cartaz, nos restantes dias do evento, que levou ao Palco Cidade os D.A.M.A., Julinho KSD e Toy, assim como bandas compostas por artistas locais.

Muitos grupos e artistas locais proporcionaram espetáculos, nos dois palcos, que comprovaram a qualidade dos projetos culturais desenvolvidos no concelho. Este ano, pela primeira vez, foi introduzida a área "Canto das Artes", dedicada às atividades artísticas para famílias, com jogos tradicionais, demonstrações e miniconcertos. Para os mais jovens e aventureiros, a Fun Zone ofereceu muitas atividades lúdicas e radicais. A programação incluiu, também, gastronomia e áreas dedicadas ao artesanato e ao comércio.

Para facilitar o acesso ao evento, a TUMG - Transportes Urbanos da Marinha Grande disponibilizou um serviço especial de transporte gratuito, entre os estacionamentos do Parque Municipal de Exposições e do Estádio Municipal ao Parque da Cerca, que totalizou mais de 1200 utilizadores, triplicando o valor do ano anterior.

As Festas da Cidade da Marinha Grande consolidaram-se como uma atividade de referência, celebrando a cultura, o entretenimento e a sustentabilidade ambiental. Com uma organização exemplar e uma programação abrangente, o evento reafirmou o seu lugar de destaque, no calendário cultural da região, deixando os visitantes desejosos pela próxima edição.

O Município da Marinha Grande contou com a parceria de associações e entidades do concelho e o apoio de: ADCL - Águas do Centro Litoral, Bombeiros Voluntários do Concelho, Delta Cafés, Junta de Freguesia da Marinha Grande, PSP – Polícia de Segurança Pública, SUMA - Serviços Urbanos e Meio Ambiente, TUMG – Transportes Urbanos da Marinha Grande, Valorlis - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A. e o patrocínio da Sociedade Central de Cervejas Sagres.

festas_cidade_2024_1
festas_cidade_2024_2