PARTICIPE NO DIA ABERTO ÀS INSTALAÇÕES DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ETAR A 30 DE MAIO

O Município da Marinha Grande e a Águas do Centro Litoral(AdCL) convidam todos os interessados a participar na segunda sessão do Dia Aberto às instalações de abastecimento de água do lugar da Estação e à Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da Zona Industrial de Casal da Lebre, que decorre no dia 30 de maio (feriado), a partir das 10h30.

O programa da visita é o seguinte:

10h30. Visita ao Reservatório de Abastecimento de Água da Estação (Rua Vasco da Gama - Marinha Grande)

11h30 Visita à ETAR - Estação de Tratamento de Águas Residuais da Zona Industrial de Casal da Lebre (Rua de Portugal - Marinha Grande).

A primeira visita no âmbito do Dia Aberto realizou-se no passado sábado, 25 de maio, tendo contado com a presença do presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, e do vereador do ambiente, João Brito.

No reservatório de abastecimento de água da Estação, a chefe da Divisão de Águas, Saneamento e Resíduos, Edite Moniz, explicou, de forma sintetizada, como é feito o abastecimento de água à Marinha Grande, desde a captação, tratamento e armazenamento, até à rede de distribuição.

A zona de abastecimento da Estação é composta por 2 furos de captação, um reservatório elevado e dois apoiados. Abastece cerca de 11 200 habitantes, pertencentes às zonas de Casal do Osso, Casal Malta, Embra, Trutas, Amieira, Pêro Neto, Marinha Pequena e Albergaria. Nesta instalação são tratados e fornecidos à população cerca de 1 400m3 de água por dia.

Evidenciou a qualidade da água abastecida aos munícipes do concelho e esclareceu que a tonalidade acastanhada que, ocasionalmente surge em algumas zonas, está relacionada com a geologia desta zona costeira e nada tem a ver com contaminações que possam colocar em causa o abastecimento de água à população.

O Plano de Controlo de Qualidade da Água é aprovado, anualmente, pela ERSAR - Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos e pela Autoridade de Saúde. Estas entidades, garantem ainda a fiscalização e controlo da correta implementação do plano assim como dos resultados de qualidade da água obtidos. O controlo de qualidade da água começa à boca dos furos de captação e vai sendo acompanhada ao longo da rede até à torneira do consumidor. Os resultados da qualidade da água são públicos e podem ser consultados na página do município.

O abastecimento de água no concelho é da exclusividade do Município da Marinha Grande. O sistema é composto por 11 furos de captação (que captam, na sua totalidade, cerca de 3.623.978 m3/ano), 13 reservatórios, 6 zonas de abastecimento, 6 estações de tratamento (para desinfeção e correção de PH) e 350 km de rede.

Nas instalações da ETAR, a coordenadora de Comunicação, Imagem e Educação Ambiental da AdCL, Lisete Oliveira, demonstrou como é feito o tratamento das águas residuais, por via de processos naturais com recurso a microrganismos que removem a matéria orgânica, para que a água daí resultante possa ser devolvida ao meio hídrico ou reutilizada para outros fins que não o consumo humano. Em 2023, esta infra-estrutura recebeu uma média diária de 870 m3 de águas residuais, das quais 843 m3 foram reutilizadas internamente, nomeadamente na lavagem de equipamentos e rega.

Alertou, também, para os problemas que acarreta ao processo de tratamento a deposição na rede de saneamento de toalhitas (mesmo as que fazem referência a serem biodegradáveis), cotonetes, cabelos ou óleos. Cada coisa no seu lugar e o lixo não é no esgoto.

O sistema de drenagem de águas residuais domésticas do concelho é composto por cerca de 230 km de coletores e 6 estações elevatórias, sendo o tratamento assegurado pela AdCL.

dia_aberto_reservatorio_estacao_etar_25052024_2
dia_aberto_reservatorio_estacao_etar_25052024_3