LIVROS SENSIBILIZAM PARA A INTEGRAÇÃO E ERRADICAÇÃO DA POBREZA

Na Semana pelo Combate à Pobreza e à Exclusão Social, o Município da Marinha Grande e o Núcleo Distrital de Leiria da EAPN - Rede Europeia Anti-Pobreza Portugal, promoveram a apresentação da Coleção de Livros infanto-juvenis “Despir os preconceitos, vestir a inclusão”, que decorreu na tarde deste sábado, 21 de outubro, na Biblioteca Municipal.

O evento contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira; da vereadora, Ana Alves Monteiro; da representante da EAPN distrital, Joana Ervilha; da técnica do EAPN e co-organizadora da Coleção, Patrícia Grilo; do coordenador editorial, Paulo Kellerman; das escritoras de alguns dos livros, Elsa Margarida Rodrigues, Mónia Camacho e Patrícia Martins; entre outras entidades e convidados.

A sessão de apresentação dos livros, que começou com um momento musical protagonizado por Maria Oliveira, permitiu uma partilha de experiências e reflexões entre todos os presentes, sobre estas temáticas, apelando à participação e ao ativismo da sociedade. As escritoras deram a conhecer a temática das suas histórias, com as quais querem promover a mudança de mentalidades e comportamentos, procurando chegar aos jovens através da relação emocional da mensagem contida nos livros.

A coleção é promovida pelo Núcleo Regional do Centro da EAPN sobre as temáticas da diversidade cultural, não violência, habitação, igualdade de género, famílias e envelhecimento, sendo vocacionada para os professores e alunos dos 5.º e 6.º anos do ensino básico e comunidade em geral.

Para além deste evento, está patente uma mostra de destaques de livros sobre os temas da pobreza e exclusão social, na Biblioteca Municipal, até ao dia 24 de outubro.

semana_anti_pobreza_colecaolivros_21102023_1
semana_anti_pobreza_colecaolivros_21102023_2