EXPOSIÇÃO DO RANCHO DA REGIÃO DE LEIRIA PATENTE NO SOM

A Galeria Jorge Martins, no Sport Operário Marinhense (SOM), tem patente a exposição alusiva ao 60.º aniversário do Rancho da Região de Leiria, de 16 de setembro a 5 de outubro, cuja entrada é gratuita.

A mostra foi inaugurada no passado sábado, 16 de setembro, tendo contado com a presença do presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, que enalteceu a importância dos grupos folclóricos e etnográficos para perpetuar as tradições, cultura e património da região.

A presidente da direção do SOM, Cristina Carapinha, lembrou que a exposição se integra na programação do centenário da associação e referiu que este rancho é uma grande referência cultural na região.

A presidente do Rancho, Sandra Vaz, esclareceu que, se há 60 anos, o grupo andou pelos lugares da Marinha Grande, fazendo recolhas das suas modas, trajes e vivências, agora voltam, expondo a etnografia na Galeria Jorge Martins.

O Rancho da Região de Leiria nasceu em 1963 e, desde então, tem mantido a sua atividade ininterruptamente. Foi criado pela Comissão de Turismo Rota do Sol com o intuito de recolher, preservar e divulgar a cultura do povo Leiriense.

exposicao_rancho_regiao_leiria_16092023_7
exposicao_rancho_regiao_leiria_16092023_6