Hoje
Máx C
Mín C

SEMANA DO ALEITAMENTO MATERNO 2023 SOB O MOTE 'AMAMENTAÇÃO E A VIDA PROFISSIONAL'

É celebrada, de 1 a 7 de agosto de 2023, a Semana Mundial do Aleitamento Materno, sob o tema "amamentação e a vida profissional".  “Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais de que trabalham” foi o mote escolhido para a campanha (Organização Mundial de Saúde, 2023). 

Em 1992 foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela UNICEF a semana mundial do aleitamento materno, sendo esta data comemorada anualmente em mais de 120 países, no período de 1 a 7 agosto, como forma de marcar o aniversário da Declaração de Innocenti, assinada por estas organizações em agosto de 1990, com o objetivo de promover, proteger e apoiar a amamentação a nível mundial. 

A amamentação é a forma mais natural, biológica, saudável e económica de alimentar um recém-nascido e/ou um bebé nos primeiros meses (e anos!) da sua vida, sendo vantajosa não só para o lactente (por ser um alimento completo que contém todos os nutrientes necessários para o seu crescimento) mas também para a mãe, ao promover uma recuperação mais rápida das formas corporais (pelo facto de as reservas de gordura serem utilizadas para a produção do leite) e diminuir a probabilidade de desenvolvimento de doenças como o cancro na mama e nos ovários, diabetes tipo 2 e hipertensão arterial (Associação Portuguesa de Nutrição, 2019).

No entanto, existem ainda alguns mitos relacionados com o aleitamento materno e que poderão fazer com que exista algum receio por parte da mãe de amamentar. Por isso, é verdadeiramente importante que haja uma desmistificação de certas crenças relacionadas com a amamentação.

 

Mitos sobre a amamentação