EXPOSIÇÃO 'MULHERES DA MARINHA GRANDE - FRAGMENTOS DE VIDAS DE RESISTÊNCIA E LUTA' PATENTE NA BIBLIOTECA MUNICIPAL

Está patente na Biblioteca Municipal da Marinha Grande, até ao final deste mês, a exposição “Mulheres da Marinha Grande - Fragmentos de Vidas de Resistência e de Luta”, uma mostra que expõe a luta das mulheres em diversos âmbitos ao longo do século XX, com recurso a relatos extraídos do livro “Mulheres da Marinha Grande – Histórias de Luta e de Coragem”.

Nos painéis apresentados, são abordados os contornos do fascismo, a opressão, pobreza e exploração, e as histórias das mulheres que ousaram resistir e lutar. Desde o movimento do 18 de janeiro de 1934, incluindo relatos de mulheres marinhenses, à vida dura das mulheres empalhadeiras, são contadas diversas histórias de luta no feminino. A par com as manifestações laborais, surgem testemunhos sobre presas políticas, memórias de resistência e prisão e penosos interrogatórios pela PIDE.

Com o fascismo em declínio e cenários auspiciosos de operários vidreiros em greve, a Revolução dos Cravos veio alimentar a esperança e os sonhos das mulheres, num momento a partir do qual foram alcançados feitos fundamentais e que a exposição “Mulheres da Marinha Grande - Fragmentos de Vidas de Resistência e de Luta” destaca, realçando as conquistas da luta pela emancipação, liberdade e democracia.

A organização da mostra está a cargo do Movimento Democrático de Mulheres (MDM) e do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Vidreira (STIV).

A exposição pode ser visitada no átrio da Biblioteca Municipal, de segunda-feira a sexta-feira, entre as 09h00 e as 18h00. A entrada é livre.

expobibmdm1
expobibmdm2