Hoje
Máx C
Mín C

Música e teatro na Casa da Cultura

A Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande, apresenta o concerto de Ano Novo, um espetáculo de teatro e a atuação de Jorge Palma, no mês de janeiro. Os bilhetes já estão à venda.

A programação do Teatro Stephens para janeiro é a seguinte:

9 de janeiro . sábado . 16h00
CONCERTO DE ANO NOVO
JOÃO COSTA FERREIRA

Sinopse |
João Costa Ferreira detém o prestigiado “Diplôme Supérieur d’Exécution” em Piano da Ecole Normale de Musique de Paris e é licenciado e mestre em Música e Musicologia pela Université Paris-Sorbonne.
Iniciou os seus estudos musicais aos onze anos, no Conservatório de Artes do Orfeão de Leiria com o Professor de piano Luís Batalha. Trabalhou também com as orquestras dessa instituição sob a batuta do Maestro Alberto Roque. Prosseguiu os estudos de piano na Ecole Normale de Musique de Paris, onde trabalhou com Marian Rybicki e Guigla Katsarava, e os estudos de musicologia na Université Paris-Sorbonne.
É detentor de vários prémios, destacando-se o 2º prémio (1º prémio não atribuído) no XVº Concurso Internacional de Piano Maria Campina e o 1º prémio “Musicologia” no 8º Concurso “Jeunes solistes de la Sorbonne”. Em 2015, numa gala realizada nos salões do Hôtel de Ville de Paris para a celebração da República Portuguesa, João Costa Ferreira foi galardoado pela Cap Magellan com o prémio “Melhor revelação artística”.
Atua em salas de espetáculos de Portugal, Espanha, França e Holanda, tendo já gravado para a Rádio e Televisão de Portugal Antena 2. Foi ainda solista da Orquestra Filarmonia das Beiras sob a direção do Maestro Ernst Schelle.
Em 2009, iniciou a sua atividade de pedagogo, sendo convidado como assistente do pianista francês Jean Martin para atuar e lecionar no âmbito de masterclasses realizadas em França. Além disso, João Costa Ferreira é frequentemente convidado a orientar masterclasses nos conservatórios de música de Portugal. Durante o ano letivo 2014-2015 lecionou, enquanto tutor, na Université Paris-Sorbonne. Atualmente, é docente no Conservatório Georges Bizet de Paris.
João Costa Ferreira reviu e prefaciou as Cinco Rapsódias Portuguesas para piano de José Vianna da Motta para uma publicação inédita na editora AvA Musical Editions.

I parte do concerto
António Fragoso - Nocturno em Ré Bemol Maior e
Ludwig van Beethoven – Sonata op. 27 n.º 2 (“Sonata ao Luar”)
Adagio sostenuto
Allegretto
Presto agitato

II parte do concerto
José Vianna da Motta – Cinco Rapsódias Portuguesas

Ficha artística |
Piano: João Costa Ferreira
Duração: Aprox. 75 min. c/ intervalo
Classificação: Maiores de 6 anos
Preço: 5 euros

 

16 de janeiro . sábado . 21h30
TRILOGIA DA GUERRA com Grupo de Teatro do SOM, encenação de Norberto Barroca

Sinopse |
Nesta peça, são apresentadas três “soluções” para acabar com a guerra de três grandes autores do teatro europeu.
Tudo começa por simples conflitos originados por coisas simples como uma simples “Gota de Mel”. O espectáculo abre com um coral com esse título, de Léon de Chancerel, que é uma reflexão sobre a guerra que é tão antiga como a humanidade. Depois, um grande clássico grego, Aristófanes, com quem a comédia de crítica social entrou no Teatro. É uma condensação da sua famosa peça Lisístrata, representada ao longo de séculos por todo o mundo, a que se dá o título de Guerra de Sexo e que põe em destaque o poder das mulheres no destino dos homens.
A terminar esta Trilogia da Guerra, é apresentada a comédia Piquenique na Guerra de Fernando Arrabal, um importante autor moderno do “teatro do absurdo” e do “teatro da crueldade” que desmonta o absurdo da guerra com uma surpreendente e uma amarga ironia,
São 3 textos diferentes, de épocas diferentes, sobre o mesmo tema que neste espetáculo têm traços comuns. Desde as máscaras da tragédia grega que identificam o “coro” até aos capacetes de guerra que identificam os soldados; desde o uso de paus como armas de ataque até às flores que simbolizam a paz e se oferecem aos mortos vítimas da guerra.

Ficha técnica |
Adaptação e Encenação – Norberto Barroca
Canções -
Letra: Olga Franco
Música: Ana Santo José Carlos Duarte e Tiago Ferreira
Voz: Ana Santo
Intérpretes – Adriana Vieira, Ermelinda Silva, Fátima Bonifácio, Inês Machado, Isabel Ferreira, João Rodrigues, José Luís Coelho, José Simão, Leandro Costa, Luís Rosado, Sandra Correia e Sandra Martinho
Figurinos – Mário Dias Garcia
Adereços – Emanuel Marques
Apoio coreográfico – Anabela Cantanhede
Sonoplastia e Tratamento de Imagens – Carlos Carvalho
Desenho de Luz – Guto Silveira
Produção Musical – Carlos Martins
Execução de Guarda-Roupa – Teresa Pinheiro
Apoio técnico: Jorge Pina, José António Carvalho e Natália Rosa
Preço: 5 euros

 

18 . segunda feira . 21h30
CONCERTO JORGE PALMA . COMEMORAÇÃO DO 18 DE JANEIRO DE 1934



Sinopse |
Jorge Palma dispensa apresentações. Com mais de 40 anos de carreira é um nome incontornável do panorama musical português. Compositor, poeta, intérprete e exímio pianista, Jorge Palma começou a dar cartas logo cedo, quando aos 13 anos venceu o segundo prémio e uma menção honrosa num Concurso Internacional das Juventudes Musicais, realizado em Palma de Maiorca.
Aprendendo piano desde os seis anos, o percurso de vida de Jorge Palma observa-se sempre a par da música, sua maior forma de expressão. Correu a Europa de guitarra em punho tocando nas ruas de cidades como Paris e Copenhaga, terminou o Curso Superior de Piano em 1990 e editou vários discos de originais, compondo êxitos, somando discos de ouro, tendo atingindo a marca da dupla platina com Voo Nocturno. Venceu o prémio José Afonso em 2002, e em 2008 e 2012 foi o vencedor do Globo de Ouro na categoria de melhor intérprete. Pelo seu último disco «Com Todo o Respeito» foi ainda galardoado pela SPA com o prémio Pedro Osório.
Desde os anos 70 que esgota salas um pouco por todo o país, desde as mais emblemáticas, até aos palcos mais intimistas, tendo também passado por festivais como o Meo Sudoeste, Super Bock Super Rock e Rock in Rio.
Vicente Palma e Gabriel Gomes (ex-Madredeus e Sétima Legião), são os dois músicos que o acompanham no seu formato acústico. Vicente surge na guitarra, no piano ou na voz, acompanhando Jorge Palma em alguns dos temas que juntos já tocam há mais de uma década. Gabriel Gomes oferece a sonoridade do seu acordeão para criar ambientes verdadeiramente íntimos e especiais.

Ficha artística |
Jorge Palma – voz e piano
Vicente Palma – guitarra, piano e voz
Gabriel Gomes - acordeão
Duração: Aprox. 60 min.
Classificação: Maiores de 6 anos
Preço: 12,50 euros