Hoje
Máx C
Mín C

DISCURSO DO DEPUTADO DO +MPM NA SESSÃO DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL EVOCATIVA DO 49.º ANIVERSÁRIO DO 25 DE ABRIL DE 1974

DISCURSO DO DEPUTADO DO +MPM DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DA MARINHA GRANDE NA SESSÃO DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL EVOCATIVA DO 49.º ANIVERSÁRIO DO 25 DE ABRIL DE 1974

 

"Exmo. Senhor Presidente da Assembleia Municipal, Sr. Presidente da Câmara Municipal, Srs. Vereadores, Caros colegas Deputados, Munícipes do Concelho da Marinha Grande, Minhas Senhoras e Meus Senhores.

Nos últimos 49 anos, em discursos pelo mundo fora, foram feitas várias intervenções, da esquerda à direita, sobre as mudanças Políticas e Sociais, provocadas pelo 25 Abril de 1974.

Na verdade, não é comparável o Portugal do início da década de 70, com o de hoje. A televisão, através de alguns documentários, mostrou-nos há pouco tempo, a realidade de então e a atual.

Crianças que iam a pé para a escola, algumas descalças, durante vários quilómetros, onde as cantinas para comer uma refeição, eram uma ilusão! Miúdos, que faziam a sua principal refeição, com a fruta que colhiam das árvores, nas terras por onde passavam. Na escola Industrial e Comercial da Marinha Grande por exemplo, estudaram alunos, que a partir dos 10 anos, vinham de bicicleta, desde o Porto de Carro, de Fanhais, de Pataias, da Vieira de Leiria. A água consumida na maior parte do país, era proveniente dos poços. Saneamento básico, era exclusivo de algumas cidades, nalgumas zonas! Nessa época, tinham aparecido os primeiros iogurtes! Com 20 anos de atraso, de alguns países desenvolvidos da Europa. Em muitas regiões do país, cozinhava-se nos fogareiros a petróleo, e grande parte das aldeias do país, não tinham luz elétrica. Os miúdos estudavam também à luz do candeeiro a petróleo.

Mas com tanta dificuldade, havia hábitos saudáveis, que, entretanto, a sociedade foi perdendo………….Talvez se tenham ganho outros!!!

POUPAR: Essa palavra, se já não faz qualquer sentido há muito tempo, agora, com a crise instalada, ainda pior! Se no passado se esperava pela melhor altura para adquirir qualquer utensilio para casa, isso hoje, quase não existe! Está tudo FACILITADO por um lado, e FALSEADO por outro. Como se não houvesse exemplos de um passado recente, as instituições de crédito, voltaram a emprestar dinheiro, sem que as pessoas se apercebam, que as taxas de juro cobradas, já roçam o escandaloso!

FAZER: Passou a comprar-se tudo feito, hipotecando o que se ganha, ficando com os recursos financeiros a ZERO. Aquilo que no tempo da pobreza, antes do 25 de Abril, era normal, por exemplo, saber fazer uma simples sopa, passou a ser domínio dos Grandes Chefes de Cozinha, que até já fazem workshops, para ensinar a fazê-la!

EGOÍSMO: Cada vez mais entranhado na sociedade. Vê-se pouco, o sacrifício pelos outros!...... Indo até mais longe,……. pelos próprios familiares! Não fosse uma realidade, o abandono de idosos em lares e hospitais, onde são claramente descarregados e até às vezes, abandonados.

COMUNICAÇÃO SOCIAL: Era normal dizermos: É verdade, até deu nas notícias!! Pois, mas agora, mesmo dando nas notícias, pode ser uma pura mentira! O controlo da informação, sobretudo pelos governos sucessivos, tornou-se uma verdadeira arma! Até porque, a capacidade de análise da maior parte das pessoas, não sendo a melhor, facilita a progressão da mentira.

É um facto, que as políticas sociais nos últimos 49 anos, trouxeram outra qualidade de vida às populações! Não quero dizer, que a qualidade de vida em Portugal, seja UM MAR DE ROSAS! Não, há muito por fazer, (O NOSSO CONCELHO QUE O DIGA) e é preciso equilibrar a sociedade. Há ricos cada vez mais ricos, e a classe média, e média baixa, estão cada vez mais pobres! Aqueles pobres, que dificilmente passarão à condição da classe média, quanto mais a ricos, (salvo honrosas exceções) infelizmente serão cada vez mais! E na minha opinião, no nosso país, a caminho de uma possível Venezuelização.

Segundo estatísticas recentes, em Portugal, um filho sai de casa dos pais, por volta dos 32 anos! Claro que o exemplo que vou dar, tem a ver com um país, onde há outra disciplina, outro desempenho e por consequência outro resultado. Na suécia, saem de casa, com uma média de 19 anos.

Se na parte social as coisas melhoraram, com os rendimentos mínimos garantidos e outros apoios sociais, também nas empresas, através de programas de modernização, houve apoios importantes, vindos da União Europeia. Sim, vindos de uma organização, cuja entrada, podemos agradecer a Mario Soares.

Decisão contestada por alguns, mas a verdade, é que se não temos entrado, talvez tivéssemos agora, um tipo de sociedade……….. parecida com Cuba.

Desde que me lembro, o SNS, depois de ser criado e implementado por António Arnaut, teve uma evolução notória, até há alguns anos! Ao ponto, de vários estrangeiros, que recorriam a esse serviço no seu período de férias, reconhecerem que era um dos mais avançados da Europa! A realidade está a mudar dia a dia, e parece que ninguém se entende! Saídas de médicos do SNS para a saúde privada, acontecem todos os dias. Médicos que estudaram e obtiveram a sua licenciatura, em parte, com custos suportados pelo estado, não ficam nos seus quadros. E a razão principal é obvia! Salários baixíssimos com carreiras comprometidas. É um facto, que a SAUDE em Portugal, tornou-se um negócio….., e se não houver medidas urgentes para reverter a situação, tratar-se-á quem tem dinheiro. Quem não tem, sujeita-se a morrer antes de ser consultado. Não posso deixar de referir e é difícil de perceber, como é que numa cidade tão industrial como é a Marinha Grande, onde se trabalha 24 sobre 24 horas numa parte substancial das empresas, não tenhamos um serviço de saúde, compatível com as necessidades. Fomos claramente votados ao abandono!

Na educação, temos assistido a um braço de ferro, entre o estado e os professores. Com a consciência de que não será fácil resolver a situação do ponto de vista financeiro, não quero pensar, que o que vai na cabeça dos nossos governantes, é que querem o povo, quanto mais imbecilizado melhor! Bom, esse é o lema dos governantes, da maior parte dos países Africanos, ou seja: Não há professores porque os salários são baixos, por consequência não há educação! Será isso que se pretende?

Ainda falando em Mario Soares, não querendo dizer que teve um percurso político imaculado, instituiu na sua política, a palavra PLURALISMO. Qualidade, que admite múltiplas e diversas opiniões, políticas ou religiosas e pontos de vista diferentes. Pelo que se tem visto nos últimos tempos, quer a nível Nacional quer a nível Local, este conceito, tem fim à vista!!!!

Analisando os últimos acontecimentos a nível da Governação Central, não nos parece normal este tipo de comportamentos. Quem comanda os destinos do país, tem de tomar decisões, para inverter o rumo dos acontecimentos, sob pena de ser julgado pela mesma bitola! São escândalos a mais, em tão pouco tempo, sustentados numa maioria, que sabendo nós, que poderia ser perigosa, goza do privilégio do protecionismo do Sr. Presidente da República. Quando sabemos que o arranjo de um telhado duma escola, ou a instalação de um aquecimento, pode custar algumas dezenas de milhares de Euros, o que é isso, comparado com os desvios de que ouvimos falar quase todos os dias? Juntamos a tudo isto, o desbaratar de dinheiro, provocado pela promiscuidade entre empresas públicas e governo, onde a DESGOVERNAÇÃO, não tem fim à vista! Veja-se o caso da TAP e de outras TAPES, com os milhões de euros desviados em esquemas muito duvidosos……….! com a justiça emperrada, cada vez mais incapaz de sancionar os prevaricadores. Curiosamente, não me recordo de ter ouvido um desmentido oficial, com provas, sobre estas matérias, para que não restassem dúvidas. Por vezes há tentativas nesse sentido, mas o discurso é tão trapalhão, que dificilmente se entende!

No 25 de Abril de 1974, os discursos começavam: FINALMENTE, depois de 40 anos de ditadura de Salazar!!!! E por aí fora……….. É curioso que esta frase, 40 anos, diz-nos qualquer coisa e já foi abordada várias vezes nas conversas a nível local! Sim, foram 40 anos de governação, no nosso Concelho, divididos entre a CDU e o PS. Sem dúvida que se fizeram coisas boas,………! talvez nos primeiros 20 anos! E se não se fizeram mais, foi porque em determinada altura, os avanços trazidos de fora e a sua implementação, agrediram as mentes brilhantes de alguns, provocando a resistência típica dos ignorantes! Lembro-me por exemplo, dos vasos de flores que foram aplicados no murete da Marinha Grande para São Pedro de Moel, que foram vandalizados praticamente na totalidade, em pouco mais de 24 horas. Em vários pontos do Concelho, realizaram-se obras estruturantes, que melhoraram significativamente a condição de vida das pessoas. Nalgumas localidades, tivemos o prazer de ver pela primeira vez, a água da rede, a correr nas torneiras. Criou-se uma Zona Industrial no Casal da Lebre, umas das mais bem estruturadas na época! Enfim, outras melhorias se fizeram, que seguramente não estarei a referir. Entretanto temos de reconhecer, que infelizmente, a nossa cidade, nos últimos 20 anos, parou no tempo, comparativamente a outros concelhos vizinhos. Por isso, desejam-se e aguardam-se, MUDANÇAS URGENTES!

Não podemos falar no 25 de Abril, sem falar na coragem dos Capitães de Abril. Um grupo de homens valentes, pondo em risco as suas vidas, entendeu, que deveriam intervir, para acabar com a ditadura! Por um lado, e como foco principal, acabar com a Guerra Colonial e por outro, ajudar o país, a sair do marasmo onde se encontrava, implementando o que poucos portugueses conheciam. A DEMOCRACIA. Não foi fácil! E não foi à primeira! Mas houve uma coisa muito importante. A vontade e a coragem de avançar, para acabar com o tal “SISTEMA” o tal “MONSTRO”, que definhava o país! E conseguiu! E porquê? Porque decidiu avançar!

Por isso, gostaria de referir um adágio e endereçá-lo à nossa Governação! Dos fracos, não reza a história! E se reza, é pelas piores razões! Por isso, é preciso CORAGEM e é preciso tomar DECISÕES. O resto, seguramente virá depois!!

E quanto mais tarde pior! Porque não se pense, que o caudal de dinheiro que vem da União Europeia, é inesgotável! Com a candidatura de vários países para entrar na Comunidade, com o desfecho da Guerra que ninguém sabe qual é, calculando-se o esforço financeiro que isso implica, a Inflação a roer os parcos recursos da população ! O mais natural, é que venha por aí,….. um apertar de cinto. ENFIM… Em minha opinião, e embora não seja pessimista, mas o que nos espera, poderá não ser risonho!

UMA PALAVRA SOBRE A EMIGRAÇÃO.

Provavelmente, todos teremos ligações familiares, a pessoas que emigraram nos anos 60, 70 e por aí fora. Sobretudo para França e mais tarde para a Alemanha. A palavra BIDON VILLE, talvez diga pouco às gerações mais novas. Bom, era com as chapas de ferro dos bidons, que alguns emigrantes que partiram para França no início da década de 60, faziam as suas casas, nos arredores das grandes cidades. Energia elétrica, água canalizada, saneamento, ruas asfaltadas, apoio social, eram autênticas miragens! Tendo em conta que no nosso concelho, já há alguns milhares de emigrantes, provenientes de mais de 30 países, esperemos que a nossa autarquia, possa ajudar a criar condições de vida para estas pessoas. Que não se repita a história do Bidon Ville, na Marinha Grande.

Com todos os problemas, que sendo evidentes, mas podem ter solução, é caso para dizer que, há quem esteja pior! Por isso, numa perspetiva de desejo de mudanças para melhor, será caso para dizer………….25 de Abril, SEMPRE.

Obrigado."

 

Carlos Wilson.

Deputado do + MPM.