Hoje
Máx C
Mín C

SEMINÁRIO DEBATEU ACESSO A SERVIÇO NA ÁREA SOCIAL

SEMINÁRIO DEBATEU ACESSO A SERVIÇO NA ÁREA SOCIAL

Decorreu na tarde de quarta-feira, 19 de outubro de 2022, no Auditório da Resinagem, na Marinha Grande, o seminário "É Tempo de...", promovido pela ADESER II (Associação para o Desenvolvimento Económico e Social da Região da Marinha Grande), no âmbito do projeto Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) 4G Marinha Social.

O seminário pretendeu ser um momento de reflexão e partilha sobre o projeto e os desafios locais de cariz social. O evento, aberto ao público de forma gratuita, abordou temas como a literacia financeira, parentalidade positiva, jogo lúdico, literatura e empreendedorismo associativo.

A sessão de abertura contou com a presença do presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira; do diretor do Centro Distrital de Segurança Social de Leiria, João Paulo Pedrosa; da presidente ADESER II, Piedade Martins; e da coordenadora do CLDS 4G, Marina Domingues.

O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande destacou o facto desta associação se tratar de “um exemplo do que é a intervenção social a todos os níveis”, realçando a sua ação na área social. “É importante continuar a avançar. A sociedade e os tempos em que vivemos são complicados e vão precisar da ação de instituições particulares de solidariedade social (IPSS) como estas, nomeadamente trabalhos como o CLDS, acrescentou Aurélio Ferreira. Por último, o presidente enalteceu o “trabalho dos operacionais que estão no terreno e que contribuem para assegurar respostas sociais”, numa missão que “nos cabe a todos”.

O diretor distrital da Segurança Social desejou que o concelho possa vir a ter mais IPSS, “com bons projetos e com acordos com a Segurança Social, porque isso reflete-se muito nas respostas que damos às pessoas que delas beneficiam, quer sejam idosos, crianças, pessoas com deficiência ou com atitudes problemáticas”. João Paulo Pedrosa admitiu que “é uma boa altura para fazer um balanço e para projetarmos os CLDS do futuro. É, portanto, muito importante que nós possamos vir a ter a continuidade de CLDS de nova geração”.

Segundo Piedade Martins, “é tempo de recomeçar encontros presenciais, refletir sobre os vários temas que nestes últimos anos se propuseram ser trabalhados”, garantir “uma intervenção incisiva e pró-ativa na comunidade, assim como é igualmente tempo de olhar para os desafios que estão à nossa frente”. De acordo com a presidente da associação, a ADESER II apoia “diretamente centenas de pessoas e trabalha na integração social de jovens, adultos, crianças e seniores”.

Ana Fonseca, antropóloga do projeto CLDS 4G, referiu que esta iniciativa teve um grande impacto a nível social, fazendo diagnósticos e tentando procurar soluções para responder aos problemas encontrados a nível social. “Este CLDS incidiu, sobretudo, em questões de apoio biopsicossocial, apoio psicológico, ajuda a pessoas na elaboração de currículos, na procura de emprego, candidaturas a estágios, bem como, entre outros, apoio à população sénior e atividades com crianças de ATL”. O projeto foi desenvolvido ao longo dos últimos três anos e termina no próximo mês de dezembro.

O seminário integrou cinco momentos, moderados por Marina Domingues. O primeiro incidiu sobre a literacia financeira e ficou a cargo de Isa Tudela (DECO). De seguida, houve uma conversa sobre parentalidade positiva, com Bárbara Ramos Dias, e um atelier de jogo lúdico, com José Carlos Rola. Isabel Antunes dirigiu uma conversação sobre as suas obras literárias. O último tema foi dedicado ao empreendedorismo associativo, com a intervenção de Clementina Henriques.

IMG_4250