Programação para novembro no Teatro Stephens

A Casa da Cultura Teatro Stephens, situado na Praça Guilherme Stephens, na Marinha Grande, apresenta espetáculos musicais de diversos estilos e uma peça de teatro, no mês de novembro.

A programação para o mês de novembro é a seguinte:

Dia 7 de novembro . sábado . 21h30
Concerto . SALTO
Sinopse |
A vida de um músico pode nascer de várias formas, os Salto tiveram a sorte de nascer na mesma família e desde cedo terem vivido a música em conjunto. Os primos portuenses Guilherme Tomé Ribeiro e Luís Montenegro rapidamente perceberam que juntos poderiam ser uma banda e em 2006 pisam o palco pela primeira vez. A 2 de Julho de 2012 editam o primeiro álbum do qual retiram o single que ainda hoje é um hit “Deixar Cair”. Dois anos depois os Salto, a quem se juntam agora Tito Romão e Filipe Louro, revelam-nos parte do resultado destes últimos dois anos repartidos entre o estúdio, a sala de ensaios e os concertos, que os fizeram passar por Festival Optimus Alive, Festival Super Bock Super Rock, Festival Sudoeste TMN, Vodafone MexeFest, Festival Paredes de Coura, Rock in Rio Lisboa e Queima das Fitas de Coimbra.

Ficha Artística |
Gui Tomé – Voz e Guitarra
Luís Montenegro – Teclado, Voz e Guitarra
Filipe Louro – Baixo e Voz
Tito Romão - Bateria
Duração: Aprox. 70 min

Dia 14 de novembro . sábado . 21h30
Teatro . PERIPÉCIA
“NOVECENTOS O PIANISTA DO OCEANO” - PERIPÉCIA TEATRO
Sinopse |
Novecentos é o nome do pianista excepcional que nunca desceu do Virginian – o paquete que recorria nos princípios do século XX as rotas de emigrantes e milionários entre a Europa e a América.
Rezava a lenda que a bordo do Virgínian havia um tipo que com o piano fazia o que queria; que tocava uma música estranha, que do piano fazia sair notas que não eram normais, que só ele era capaz de arrancar; parecia que tinha quatro mãos, tal era a sua técnica; quando lhe apetecia tocava Jazz, e quando não, tocava uma coisa que era como dez “jazzes” juntos! Do seu piano saíam todas as músicas da terra. Era de ficar pasmado.
Em “Novecentos” cabe o humor e a poesia envolvidos pela música ao vivo, onde dois clarinetistas interpretam temas de estilos que vão desde do ragtime ao klezmer, passando pela tradição musical celta, e ainda temas originais.
Cada actor interpreta vários personagens, e ao longo da peça assume a espontaneidade dos contadores de histórias, à mistura com a ironia dos entertainers e o humor inocente dos clowns. Através de um texto escrito numa linguagem simples mas tocante, são abordadas questões como a amizade, a beleza e o poder da imaginação, reflectindo-se sobre o nosso mundo desde uma perspectiva muito própria e surpreendente.

Duração: Aprox. 60 min.
Classificação: Maiores de 12 anos.

Dia 21 de novembro . sábado . 21h30
Concerto . ORQUESTRA DA AMIEIRINHA E ORQUESTRA DE ÓBIDOS
Este espetáculo integrado no Fim de Semana Cultural organizado pelo Clube Recreativo Amieirinhense, de 20 a 22 de novembro, decorre com a participação da Orquestra da Amieirinha e da Orquestra de Óbidos.
Duração: Aprox. 90 min.

Dia 27 de novembro . sexta feira . 21h30
AUDITÓRIO JOSÉ VAREDA - Sport Operário Marinhense
FESTIVAL DE JAZZ DA MARINHA GRANDE
QUINTETO NUNO COSTA
Sinopse |
Nuno Costa é já um nome conhecido do panorama jazzístico nacional. Os seus álbuns como líder, “(...) - Reticencias entre Parênteses” editado em 2009, e “All Must Go” (2012) pela Tone of a Pitch estabeleceram-no como “um interessante guitarrista e, acima de tudo, como um dos grandes compositores do nosso jazz”. As suas composições deixam transparecer uma forte componente visual e uma visão original e coerente. Conta com a colaboração de músicos como João Moreira, Bernardo Moreira, Óscar Graça, Rita Maria e André Sousa Machado, para nomear alguns.
Graduado com bolsa pela Berklee College of Music em 2005, após ter terminado o curso da escola do Hot Clube de Portugal, participa ainda como colaborador em projetos como “Depois de Alguma Coisa”(2010) de Gonçalo Prazeres, “Fuse” (2012) dos QuadQuartet e “Silk” (2013) com o grupo Loft, assim como o seu projeto em parceria com o pianista Óscar Graça “Filme/Concerto” dedicado a bandas sonoras. Este último destaca-se pela participação em festivais de cinema como o FIKE em Évora, Faial Films Fest, Encontros de Viana, entre outros.
Nuno Costa é ainda docente da Escola de Jazz Luís Villas-Boas do Hot Clube de Portugal. O seu mais recente álbum “Detox” foi editado em 2015.

João Moreira – Trompete
Nuno Costa – Guitarra
Óscar Graça – Piano
Bernardo Moreira – Contrabaixo
Bruno Pedroso - Bateria
Duração: Aprox. 60 min.

Dia 28 de novembro . sábado . 21h30
FESTIVAL DE JAZZ DA MARINHA GRANDE
SEPTETO TOMÁS PIMENTEL
Sinopse |
Tomás Pimentel, uma das grandes referencias do Jazz Português formou este septeto em 1991. Editou o seu primeiro disco em 1994 “Descolagem”, que recebeu os melhores elogios, e é ainda hoje um dos registos discográficos de destaque do Jazz Português. O disco contem 8 músicas originais para esta formação, uma de João Paulo Esteves da Silva, uma de António Pinto e restantes de Tomás Pimentel.
O músico, trompetista muito versátil já colaborou com os mais diversos projetos desde Jorge Palma, Sérgio Godinho, Rodrigo Leão, Primitive Reason, entre muitos outros.
Neste grupo Tomás Pimentel procura uma sonoridade mais orquestral que é muito rica, não deixando de parte a improvisação em que o discurso individual assume um papel preponderante na criação de diversos ambientes sonoros.

Tomás Pimentel – Trompete
Ricardo Toscano – Saxofone Alto
Edgar Caramelo – Saxofone Tenor
António Pinto - Guitarra
João Paulo Esteves da Silva – Piano
Mário Franco – Contrabaixo
Alexandre Frazão - Bateria
Duração: Aprox. 60 min
Preço: 8 euros

Reservas: teatro.stephens@cm-mgrande.pt ou telefone 244573377.
Bilheteira: receção do Museu do Vidro (Jardim Stephens), de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.