Hoje
Máx C
Mín C

PEÇA DE TEATRO “VIDRO E OUTROS ROCOCÓS” EM EXIBIÇÃO PARA AS ESCOLAS

PEÇA DE TEATRO “VIDRO E OUTROS ROCOCÓS” EM EXIBIÇÃO PARA AS ESCOLAS

A Câmara Municipal da Marinha Grande iniciou esta terça-feira, 11 de outubro, na Casa da Cultura Teatro Stephens, as sessões de exibição da peça de teatro VIDRO E OUTROS ROCOCÓS, para os alunos do 1.º Ciclo dos Agrupamentos de Escolas do concelho.

As escolas do AE de Vieira de Leiria, António Vitorino e Praia da Vieira, do AE Nascente, Albergaria, Amieira e Pilado e do AE Poente, Várzea e Guilherme Stephens, num total de três centenas de alunos, professores e pessoal auxiliar, assistiram ao espetáculo, que pretende dar a conhecer a história do Vidro e a história da Marinha Grande - profundamente interligadas - e a forma como o desenvolvimento desta indústria potenciou o crescimento e desenvolvimento desta cidade.

O espetáculo que estreou com lotação esgotada no passado dia 24 de setembro, divide-se em duas partes, trabalhados da seguinte forma:
Parte I
Contextualização - razões do surgimento da indústria do Vidro na Marinha Grande (referência ao Marquês de Pombal, a João Beare, ao Terramoto de Lisboa e aos irmãos Stephens e à criação da Real Fábrica de Vidros no séc. XIX)
Parte II A Marinha Grande como berço do Vidro, dos Moldes e da inovação tecnológica.

Este projeto surge na sequência da declaração das Nações Unidas que instituíram o ano de 2022 como Ano Internacional do Vidro e da vontade do Município da Marinha Grande, em se associar a esta efeméride, criando um conjunto de criações artísticas e pedagógicas, reforçando a importância que o vidro teve e tem na nossa história.

Foi neste âmbito que o Município desafiou a Companhia de Teatro à Solta a criar, produzir e apresentar no Teatro Stephens uma peça de teatro direcionada para o público em idade escolar e famílias, mas criado para agradar a miúdos e graúdos.

As duas sessões realizadas no dia 11 de outubro, foram amplamente participadas pela jovem plateia, que correspondeu de forma soberba aos desafios da Companhia de Teatro à Solta. Seguem-se duas sessões diárias nos próximos dias 12, 13 e 14 de outubro.

Image