MUNICÍPIO DA MARINHA GRANDE APOIA IMIGRANTES UCRANIANOS

O Município da Marinha Grande tem em curso várias medidas de apoio aos imigrantes ucranianos, com o objetivo de garantir apoio humanitário e assegurar o devido encaminhamento dos refugiados do conflito.

Para o presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira, “desde o início da invasão da Ucrânia pela Rússia, que temos encetado contactos com as várias instituições, no sentido de encontrar respostas, de forma articulada e no âmbito do Programa de Acolhimento de Pessoas Refugiadas. Estamos também a trabalhar com a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, que disponibiliza uma plataforma de recursos e de alojamentos nos 10 municípios que a compõem”.

Aurélio Ferreira acrescenta que, “para além das entidades governamentais, estamos a prestar apoio à comunidade de imigrantes ucranianos a residir no concelho, que está a coordenar ações de solidariedade que se destinam aos refugiados”.

O Município da Marinha Grande tem contactado o Ministério dos Negócios Estrangeiros, a Segurança Social, a Cruz Vermelha Portuguesa, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, a Secretaria de Estado das Migrações, Alto Comissariado Para as Migrações e demais instituições para, de forma integrada com o governo, participar no processo de solidariedade e no acolhimento destes refugiados.

O Município apoia um grupo local organizado de cidadãos ucranianos, através da disponibilização de espaço físico e logístico, no âmbito da recolha de bens para a Ucrânia, para a criação de outras respostas de apoio à comunidade em causa e que serve de estrutura de apoio para a dinamização de atividades desenvolvidas por eles. Os bens estão a ser recolhidos no antigo edifício da Assembleia Municipal e Posto de Turismo, podendo ser entregues produtos de higiene, alimentos, artigos de saúde e acessórios, diariamente, das 10h30 às 20h00.

Está ainda em funcionamento a Linha de Apoio Residentes ucranianos com Apoio Psicossocial (244573300 | 931123251), que tem como objetivos:
i) assegurar apoio psicológico;
ii) prestar informações e encaminhar para processo de legalização junto do SEF, Segurança Social e Saúde;
iii) estabelecimento de contactos diplomáticos com vista à facilitação da deslocação de cidadãos ucranianos e enquadramento legal do processo de asilo;
iv) articulação com associações locais na identificação de cidadãos ucranianos que carecem de transporte para Portugal.

Outra das preocupações é o contacto com empresas locais para aferir a possibilidade de integração dos eventuais refugiados na sua dinâmica de funcionamento.

Para melhor articulação das disponibilidades de alojamento e garantir um apoio mais eficaz no acolhimento temporário em Portugal de cidadãos de nacionalidade ucraniana, a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria disponibiliza uma plataforma de recursos e de alojamentos nos 10 municípios da Região de Leiria “SOS Ucrânia - Região de Leiria” , para a qual a ajuda de todos é essencial, basta contribuir através do preenchimento do formulário disponível em https://tinyurl.com/yc5uxp8p.

Podem beneficiar desta proteção temporária os cidadãos nacionais da Ucrânia e seus familiares, que se encontrem deslocalizados por motivo do conflito militar na Ucrânia.

Na presente data a Região de Leiria regista uma disponibilidade imediata e de urgência para 200 cidadãos e, com o registo de mais ofertas municipais, da sociedade civil, IPSS e empresas, será expectável que nos próximos dias se alcance o objetivo de disponibilizar apoio a cerca de um milhar de cidadãos refugiados da Ucrânia.

Para mais informações e para todos os cidadãos que queiram vir para Portugal e necessitem de informações consultem o link do portal das comunidades ou contactem o Gabinete de Emergência Consular.

Gabinete de Emergência Consular:
+351 217 929 714 | +351 961 706 472 | gec@mne.pt