Judocas Marinhenses no Grand Prix de Portugal – Um dia de muitos VALORES

A dimensão de comprometimento, entreajuda, cooperação e voluntariado foram os critérios estabelecidos para a seleção dos participantes na iniciativa desenvolvida pelo Judo Clube da Marinha Grande.

O mote estava lançado e ter oportunidade em estar no palco da primeira prova de 2022 do circuito mundial da Federação Internacional de Judo, era o desafio proposto aos jovens alunos que integram o projeto A(judo) do clube da Cidade Vidreira em conjunto com o Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente.
Havia na mesa mais dois requisitos, saída às 07H00 e a realização de teste antigénico à Covid-19 não se apresentando, no entanto, para estes enormes guerreiros qualquer problema.

Sete ilustres resilientes jovens judocas, de diferentes categorias de peso e género, integraram a comitiva marinhense, vivenciando uma experiência única assistindo ao primeiro Grand Prix de Judo disputado em território nacional, reunindo os melhores Judocas do mundo na procura das primeiras medalhas do ano, com o foco na olimpíada de Paris 2024.

Foi no Complexo Municipal dos Desportos da Cidade de Almada, que a Bruna, a Djamila, a Laura, o Luís, a Mafalda, a Margarida e o Rodrigo acompanhados pelo professor João Teixeira, vivenciaram um dia inesquecível de forma entusiasta e atenta, através do ambiente fantástico proporcionado pela IJF. À distância, a Teresa ia acompanhando a prova comunicando com o grupo, enquanto que presentes se apropriavam de forma reflexiva das rotinas de aquecimento dos atletas, dos combates, da arbitragem, das técnicas utilizadas, das ações táticas, da reação do público, da multiculturalidade ... sempre com enfoque e apoio nos atletas lusos.

A construção coletiva de conhecimento e de valores afirmando-se como pilar de reflexão critica é algo que estes jovens incorporam no seu ADN, possibilitando uma apropriação de referenciais que têm transfer para o alicerçar das relações pessoais, para construção de aprendizagens significativas, para a apropriação de valores inerentes ao fair-play, amizade, cordialidade e respeito, numa dimensão dialógica do desenvolvimento de competências sociais e de desenvolvimento da cidadania através da prática desportiva.

O mealheiro Português foi fantástico, com a enorme Catarina Costa (ouro), Joana Diogo (bronze), Telma Monteiro (bronze) e nosso Bicampeão do Mundo Jorge Fonseca (ouro) projetando os nossos alunos para dimensões da superação, da perseverança e resiliência, da conciliação da vida académica e desportiva, do patriotismo e da responsabilidade.

A experiência foi revestida de uma pluralidade de valores e sensações que a educação Desportiva potencia, num sentimento de pertença, identidade, cumplicidade e de aprendizagem NA e PARA a VIDA.

Fonte: Judo Clube da Marinha Grande

gp_pt