Câmara aprova voto de pesar pelo falecimento de Maria Barroso

A Câmara Municipal da Marinha Grande aprovou por unanimidade, na sua reunião de 9 de julho, um voto de pesar pelo falecimento de Maria Barroso, ocorrido a 7 de julho.

O voto de pesar tem o seguinte conteúdo:

“Maria Barroso Soares nasceu na Fuzeta, Olhão, em 1925, tendo concluído em 1943 o Curso de arte Dramática do Conservatório Nacional, tendo-se licenciado posteriormente em Ciências Histórico- Filosóficas, na Faculdade de Letras de Lisboa”.

Durante o Estado Novo, e ao lado do seu marido, Dr. Mário Soares, lutou contra o regime ditatorial, na defesa da Liberdade e da Democracia, tendo mesmo sido proibida de ensinar durante os regimes de Salazar e de Marcelo Caetano.

Foi candidata a Deputada pela Oposição Democrática em 1969 e participou no III Congresso da Oposição Democrática em Aveiro de 1973.

Foi eleita para o Parlamento Nacional e enquanto deputada defendeu a abertura da Escola à comunidade e à família, mediante a colaboração em ações diversas.
De 1986 a 1996 foi a Primeira-dama do país, ao lado do marido, Dr. Mário Soares, como Presidente da República Portuguesa.

Durante este período e até ao terminus da sua vida, desenvolveu particularmente actividades de apoio às áreas da cultura, educação e família, infância, solidariedade social, dimensão feminina, saúde, integração de deficientes e prevenção da violência.

Depois de 1996 foi ainda Presidente da Cruz Vermelha Portuguesa e da Fundação Aristides Sousa Mendes, além de sócia fundadora da Pro Dignitate, Fundação que tem por objectivo prevenir contra a violência e promover os Direitos Humanos.

Pelo seu papel na Sociedade, enquanto Cidadã e enquanto Mulher, como presença viva e ativa de uma cultura humana global em que o conhecimento e o sentimento se aliavam e comunicavam ideias do progresso humano e social, a Câmara Municipal da Marinha Grande decide aprovar este Voto de Pesar a apresentar à sua Família.”