Olimpico Nuno Saraiva e Seleção Paralímpica de Judo apadrinham Projeto JUDO4ALL | Hajime -Happy Day’s

Informação cedida pelo Judo Clube da Marinha Grande

"A contagem decrescente para tão importante dada já iniciou e a palavra que dará início às atividades, será pronunciada por ilustres judocas Portugueses que honraram os Lusos na última olimpíada do Rio em 2016.

Hajime (que significa começar, iniciar em Japonês) será a palavra do próximo dia 10 de janeiro no Dojo do Judo Clube da Marinha Grande referida pelo atleta olímpico Marinhense Nuno Sariava e pelo atleta paralímpico Miguel Vieira para dar início ao um projeto inovador no âmbito do Judo4all (judo para todos).

Com a clara definição do Plano Desenvolvimento Estratégico Desportivo do Judo Clube da Marinha Grande, intitulado "Mais e Melhor Judo" uma das áreas que enumerámos como prioritária foi, face à ausência de oferta desportiva para deficientes, desenvolver atividades enquadradas no âmbito do JUDO4ALL (Judo Adaptado), referiu o Professor João Teixeira.

O último trimestre de 2018 foi o banco de ensaio para verificar a necessidade / pertinência de um projeto desta natureza, tendo para tal desenvolvido em parceria com a APPACDM, Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente, Associação Distrital de Judo de Leiria, Federação Portuguesa de Judo, Desporto Escolar, CNAPEF e Câmara Municipal da Marinha Grande atividades como a comemoração do "Dia Euopeu do Desporto Escolar", "Dia Mundial do Judo", "Dia Internacional da Pessoa com Deficiência" com um enorme impacto para os utentes da APPACDM, para os novos Jovens Judocas (que coadjuvaram na preparação / organização das atividades).

A participação da direção, dirigentes e treinadores do JCMG em sucessivas reuniões com os diferentes instituições projetam o JCMG para a intenção de promover / desenvolver Judo Adaptado no concelho da Marinha Grande de uma forma organizada sistematica e com impacto.

Desta forma, e depois de devidamente articulado com a APPACDM, designamos esta projeto como "HAJIME – Happy Day’s", desenvolvendo no Dojo (local de teino) do Judo Clube da Marinha Grande aulas de Judo Adaptado, exclusivas para os utentes da instituição. Paralelamente e pretendendo envolver os nossos Jovens Judocas neste projeto de interação, propomos a realização de treinos em simultâneo com os nossos atletas.

Por se tratar de um projeto que consideramos que está para além da dimensão desportiva, pretendemos incrementar ações de monitorização dos referienciais antropométricos, dos hábitos alimentares dos participantes com a nossa Nutricionista, acrescentou Rui Rocha, Presidente do JCMG. Por seu turno, e porque encaramos que a proximidade e parceria com outras entidades é crucial no desenvolvimento de uma ação desta natureza, protocolizamos com a Unidade de Cuidados na Comunidade da Marinha Grande acordo para acompanhamento / estudo da saúde desta população com referenciais que possam ser articulados com as famílias e os utentes.

Pensamos que o Projeto "Hajime à Inclusão " será um excelente elemento do coesão entre todos os intervenientes e uma potencial ferramenta social de melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, das famílias e da comunidade aproximando e igualando todos.

Os promotores deste projeto, que já lançaram o desafio à autarquia marinhense para o abraçar, consideram que esta iniciativa irá promover a inovação do fenómeno do desporto adaptado no município através da integração das instituições e pessoas com deficiência envolvendo também os Jovens Judocas nesta dinâmica. Consideram que o Judo4All deverá assumir um fator determinante e estratégico para o desenvolvimento dos cidadãos, da comunidade podendo colocar a Marinha Grande num pólo de referência no desenvolvimento do JUDO4ALL a nível distrital e nacional.

Recordamos que na última presença dos atletas da seleção Paralímpica de Judo na Marinha Grande, aquando da Comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, foi lançado o desafio de apadrinharem o JUDO4ALL no concelho, o qual foi prontamente aprovado.

No final da edição, o Professor João Teixeira, falou sobre os Jovens Judocas que irão coadjuvar no desenvolvimento do projeto. Estes jovens, compoêm o grupo de Judocas fantástico, são mais que a soma das partes, e nessa equação esta equipa jovem e dinâmica tem tido uma capacidade enorme ao coadjuvar na organização de imensas ações de promoção / divulgação do Judo, em especial nas escolas.

São responsáveis, são próativos e assumem o compromisso de representação do projeto. Cultivamos a sua autonomia, amizade, espirito crítico, entre-ajuda dentro e fora do tapete de forma a contribuirmos para a formação de jovens com valores e acima de tudo com capacidade de decisão.

Desenvolvemos a capacidade de liderança, fortalecimento de valores importantes para a formação do caráter, como a humildade e o respeito, inerentes ao código moral do judo. Trabalhamos todos os dias no Tatami e em conjunto com as famílias para que os nossos Judocas cresçam conscientes do seu papel na sociedade."