Hoje
Máx C
Mín C

Requalificação da Piscina de Vieira de Leiria

A Câmara da Marinha Grande adjudicou a requalificação e eficiência energética da Piscina Municipal de Vieira de Leiria, na sua reunião de 2 de abril de 2018.
A empreitada foi adjudicada è empresa SGCOIN, SA. pelo valor de 329.417,38€, a que acresce IVA à taxa legal em vigor e prazo de execução de 120 dias.
Pretende-se repor as condições funcionais e de segurança deste equipamento desportivo e realizar uma intervenção de alteração e modernização de equipamentos eletromecânicos com o objetivo de racionalizar os consumos de energia e aumentar a sua eficiência energética.

Esta intervenção pretende complementar o projeto de utilização racional de energia e eficiência energético-ambiental em equipamentos desportivos municipais, elaborado no âmbito da Candidatura Eficiência Energética nas Infraestruturas Públicas da Administração Local, efetuada ao Centro 2020. O projeto incide sobre as instalações mecânicas das redes hidráulicas para aquecimento, arrefecimento e produção de água quente sanitária, bem como sistemas de iluminação e que visa definir uma reformulação e melhoramento energético das instalações atualmente existentes.

No estudo de racionalização de energia elaborado nesse âmbito, foi possível determinar que as medidas de racionalização aí propostas, conduzem a uma redução do consumo de energia primária em cerca de 46% face ao ano de referência de 2016.
Não obstante este assinalável resultado na redução do consumo de energia primário, procura-se que a intervenção seja feita de uma forma integrada, não apenas nos equipamentos ativos, mas também na envolvente opaca e envidraçada em que o desempenho do existente é passível de ser significativamente melhorado.

Numa análise complementar à componente arquitetónica foi possível determinar as componentes que poderiam ser objeto de intervenção com recurso a sistemas passivos, para aumentar a eficiência energética e os níveis de conforto do conjunto edificado; às coberturas e paredes exteriores dos espaços sociais e balneários e envidraçados com vidro simples nas fachadas nascente e norte.

De igual modo, com o objetivo de intervir de forma integrada, o presente projeto contempla ainda as alterações a implementar no âmbito da Segurança Contra Incêndio em Edifícios (SCIE) e que importa compatibilizar com as características especificas da beneficiação deste equipamento desportivo municipal.