Hoje
Máx C
Mín C

Remodelação do Centro de Saúde a concurso

A Câmara Municipal deliberou, na sua reunião de 2 de abril, proceder à abertura do concurso público para a remodelação do Centro de Saúde da Marinha Grande.

Pretende-se efetuar a remodelação parcial do atual Centro de Saúde da Marinha Grande, ao nível do piso térreo e primeiro andar, numa área de 1.549,45 m2, para a reconversão necessária à criação de novas unidades funcionais, nomeadamente Unidades de Saúde Familiar (USF) e Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC).

O projeto prevê também pinturas exteriores, revisão / reabilitação de coberturas, bem como pequenos ajustes nos arranjos exteriores face às intervenções previstas nas redes de águas e esgotos.

A empreitada será efetuada com o edifício a funcionar, decorrendo em duas fases. A primeira fase será composta pela intervenção do corpo da entrada principal a Sul, lado direito, a nível do r/c e 1º andar. A segunda fase de intervenção corresponde à intervenção do corpo principal a Sul, lado esquerdo, a nível d 1º andar e restante edifício, no que respeita à implementação das redes de águas e esgotos, rede de incêndios, segurança e AVAC. A intervenção no exterior poderá ser desenvolvida em qualquer uma das fases de intervenção.

A prestação de cuidados de saúde continuará a ser desenvolvida dentro do edifício, em área disponível para o efeito, através da instalação provisória de profissionais e utentes.

A obra tem o preço base de 1.161.801,15 euros, a que acresce IVA, e um prazo de execução de 12 meses.

Este é o segundo concurso público lançado pela Câmara Municipal da Marinha Grande para a adjudicação da obra. A Câmara assumira o compromisso com a Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro de ser dona de obra para a requalificação do Centro de Saúde. Mas não foi responsável nem pelo projeto nem pelo orçamento do mesmo, que fora suborçamentado.

Dado que o concurso público anterior ficou deserto, houve necessidade de refazer o orçamento do projeto e encontrar financiamento para o mesmo, o que foi conseguido através da negociação de um reforço de mais de 300.000 euros de fundos comunitários junto da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria.