Hoje
Máx C
Mín C

Biblioteca Municipal

1. HISTÓRIA E LOCALIZAÇÃO

Inaugurada a 30 de Novembro de 2001, a Biblioteca Municipal está situada em pleno centro da cidade da Marinha Grande e instalada num espaço pertencente ao conjunto edificado da Fábrica Escola irmãos Stephens.

Ladeada pelo Museu do Vidro e pela Escola Profissional e Artística da Marinha Grande (EPAMG), o edifício ocupado pela Biblioteca Municipal passou por uma fase de obras de recuperação e adaptação, envolvendo uma parceria técnica e financeira repartida entre a autarquia e o ex. Instituto Português do Livro e das Bibliotecas, atual Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas/ Ministério da Cultura.
 
A Marinha Grande passou então a integrar a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, tendo recebido todo o espólio documental pertencente à Biblioteca Fixa da Fundação Calouste Gulbenkian existente na cidade e constitui-se como um pólo de acesso à cultura, à informação, à educação e ao lazer, de utilização livre e aberta a todos, sem qualquer tipo de discriminação.

2. REGRAS DE UTILIZAÇÃO

2.1. Como posso utilizá-la?

A Biblioteca Municipal da Marinha Grande constitui um serviço de Documentação e Informação, que tem como finalidade facilitar o acesso à cultura, à informação, à educação e ao lazer, contribuindo para elevar o nível cultural dos cidadãos. A utilização da Biblioteca Municipal é livre e aberta a todos, sem qualquer tipo de discriminação.

Todos os serviços da Biblioteca são de livre acesso e gratuitos, com exceção do serviço de fotocópias e impressões.

Pode usufruir do serviço de empréstimo de livros. Para tal, deve solicitar no balcão de atendimento (rés-do-chão) a sua admissão como Leitor e proceder à sua inscrição. Esta inscrição dar-lhe-á direito a receber em casa um Cartão de Leitor e, a partir desse momento, passar a ter acesso ao empréstimo de livros, de acordo com as regras definidas para a instituição. No momento da inscrição, deve ser portador de um documento de identificação (Bilhete de Identidade, Passaporte, Cédula Pessoal) e apresentar um documento comprovativo da morada (factura da água, electricidade, telefone, etc.). A inscrição é gratuita.

2.2. O que posso fazer na Biblioteca?

Pode ter acesso a:

  • Empréstimos até 3 livros, pelo período de 10 dias úteis;
  • Consulta de obras de referência, em vários suportes, (enciclopédias, dicionários, cd-rom's educativos e todas as que estão asinaladas com a designação "Leitura na Biblioteca");
  • Aceder gratuitamente à internet;
  • Utilizar os computadores disponíveis ao Público para a elaboração de trabalhos;
  • Visualização de filmes ou audição de cd's áudio disponíveis na Sala Áudio/Vídeo (Sem possibilidades de empréstimo);
  • Leitura de publicações períodicas (Jornais e Revistas) disponíveis na Sala de Periódicos. 
2.3. Como devo fazer para levar livros para casa?

Após a escolha dos livros que pretende levar para leitura domiciliária, deve descer ao rés-do-chão e dirigir-se à funcionária do balcão de atendimento para proceder ao registo do empréstimo. Pode levar até 3 livros, por um período máximo de 10 dias úteis. Este procedimento deverá ser feito mediante a apresentação do Cartão de Leitor.

Todos os livros emprestados devem ser preservados, não podendo ser riscados, rasgados, sublinhados. Os carimbos e etiquetas colocados nos livros pelos serviços da Biblioteca, não podem ser violados ou alterados. No caso de perda ou dano do livro emprestado, a BMMG reserva-se o direito de exigir a reposição de um livro novo ou de igual valor; no caso de posse prolongada e abusiva de livros, a BMMG poderá recusar novos empréstimos, por um determinado período de tempo.

2.4. Como faço para devolver os livros?

Dentro do prazo de devolução dos livros, deve dirigir-se novamente ao balcão de atendimento do rés-do-chão e apresentar os livros e o Cartão de Leitor. Se os 10 dias úteis do empréstimo não forem suficientes, solicite à funcionária a sua renovação por igual período de tempo (+ 10 dias). Pode fazer este pedido através do telefone ou por e-mail, mas sempre até ao último dia do empréstimo, caso contrário passará a ser considerado leitor com livros em atraso.

O prazo de devolução dos livros deve ser sempre respeitado. Se assim não acontecer, estará a privar outro leitor de aceder ao mesmo livro, obrigando a BMMG a tomar medidas, que podem ir do simples envio de avisos aos leitores com livros em atraso, solicitando a sua devolução, até ao impedimento temporário ou definitivo de proceder a novos empréstimos.

3. ORGANIZAÇÃO

3.1. Como está organizada?

A Biblioteca está organizada de forma a possibilitar o livre acesso às estantes por parte dos utilizadores. Quer isto dizer, que podem ser retirados os livros directamente das estantes pelo próprio leitor. Todavia, os livros retirados das estantes e que já não sejam necessários para consulta, devem ser colocados nos carros dos livros existentes nas salas de leitura, para serem arrumados pelos funcionários de forma correta. Cada livro tem o seu lugar próprio na estante, nada está arrumado ao acaso.

Para uma pesquisa mais pormenorizada e concreta poderá consultar o nosso catálogo bibliográfico, informatizado, utilizando as várias formas de pesquisa disponíveis (pelo nome do autor, por título, por assunto, por editora, etc.). Em caso de necessidade de orientação na pesquisa, terá sempre ao dispor o apoio de técnicos com formação adequada. O nosso catálogo poderá ser consultado na Biblioteca, junto ao balcão de atendimento (rés-do-chão) ou on-line, através do site da Câmara Municipal (www.cm-mgrande.pt).

ACESSO ON-LINE AO CATÁLOGO

A arrumação dos livros nas estantes é feita por classes, de acordo com a classificação que foi atribuída ao documento, em função do assunto por ele abordado. Assim, temos os livros distribuídos por 9 grandes classes:

  • 0 Generalidades. Enciclopédias. Dicionários.
  • 1 Filosofia. Psicologia.
  • 2 Religião. Teologia.
  • 3 Ciências Sociais.
  • 5 Ciências Exatas.
  • 6 Ciências Aplicadas.
  • 7 Arte. Desporto.
  • 8 Linguística. Literatura.
  • 9 Geografia. Biografias. História.
3.2. Quantas secções tem a Biblioteca?

Temos no rés-do-chão a Sala de Periódicos e o Balcão de Atendimento. No 1º Piso temos a Sala de Leitura de Adultos, a Sala Infanto-Juvenil e a Sala de Áudio / Vídeo. O acesso ao 1º piso pode ser feito através de escada ou elevador.

4. INFORMAÇÕES ÚTEIS

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

  • De 2ª a 6ª Feira, das 09h00 às 12h30 e das 13h30 às 17h00
  • Sábado, das 14h30 às 18h00 (excepto nos meses de Julho, Agosto e Setembro)

MORADA:

Biblioteca Municipal da Marinha Grande
Praça Guilherme Stephens
2430-960 Marinha Grande

CONTATOS:

Telefone: 244 573 322
e-mail: biblioteca.municipal@cm-mgrande.pt

Venha, inscreva-se e leia!

Respeite as regras da Biblioteca. 

Colabore. Obrigado.