DISCURSO DO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DA MARINHA GRANDE COMEMORATIVO DO 50.º ANIVERSÁRIO DO 25 DE ABRIL DE 1974

Praça Stephens

25 de abril de 2024

"Caras cidadãs e cidadãos da Marinha Grande,

Marinhenses

É com grande emoção que hoje, nos reunimos para celebrar um dos acontecimentos mais marcantes da nossa história recente, que moldou o destino de Portugal e da nossa comunidade.

Há 50 anos, os militares e o povo português uniram-se numa só voz para gritar por liberdade, paz e justiça, num movimento pacífico, mas resiliente, e colocarem fim à penumbra em que estava mergulhado o País, devido a mais de quatro décadas de regime ditatorial, onde as liberdades individuais eram suprimidas e a democracia e a esperança eram apenas um sonho distante.

O 25 de Abril de 1974 é o nosso dia da libertação!

É o dia do renascimento de Portugal!

Viva o 25 de abril.

Esta foi uma revolução sem donos: nem civis, nem fardados. O 25 de Abril foi de todos, para todos. É um símbolo de coragem, resistência e esperança, em busca da liberdade, da democracia, da justiça social, da igualdade e da melhoria da qualidade de vida.

No ano em que celebramos meio século de revolução, é ocasião para olharmos para trás e recordar os nossos concidadãos, marinhenses como nós, que durante décadas lutaram contra ditadura, pagando tantas vezes essa resistência com a própria vida!

Homens e mulheres que apenas por sonharem com um Portugal livre, uma sociedade democrática, com condições justas de trabalho e de vida, com oportunidades iguais para todos, sofreram a perseguição, os espancamentos, a tortura, os julgamentos sumários, a prisão política e, muitos, até a morte. Devemos honrá-los todos, e relembro apenas dois marinhenses, o Augusto Costa e o António Guerra, que morreram no Tarrafal.

Marinhenses

Para que hoje possamos viver em liberdade tambem temos de refletir sobre o caminho que pretendemos para o nosso país e para o nosso povo. É tempo de pensarmos o futuro com determinação e resiliência, para que as novas gerações continuem a edificar valores, que consolidem a soberania da nossa Pátria.

O legado de abril é inquestionável. Testemunhámos uma enorme transformação e evolução, em todas as esferas da sociedade. Conquistámos uma democracia, assente em eleições livres. Conhecemos a liberdade. A saúde e a educação, que outrora eram privilégios de poucos, tornaram-se direitos fundamentais acessíveis a todos, ainda que, atualmente, conheçam momentos de alguma fragilidade. Assistimos à melhoria acentuada da qualidade de vida, da generalidade da população.

Integrámos a União Europeia, que permitiu criar programas de apoio que potenciaram o desenvolvimento do País.

Se antes da revolução fomos um País de Emigração, com a saída de tantas gerações para fugir à Guerra Colonial ou, simplesmente, para procurar melhores condições de trabalho e de vida, hoje somos uma Nação e um concelho que passou a acolher diferentes nacionalidades.

Assistimos ao surgimento de uma sociedade mais inclusiva e diversificada, aprendendo uns com os outros e construindo laços de solidariedade que transcendem fronteiras. A Imigração trouxe novas culturas, ideias, contribuições e força de trabalho, para enriquecer o nosso tecido social.

Somos hoje uma comunidade forte, onde os valores da liberdade, da justiça, do trabalho e da solidariedade são cultivados e protegidos.

No entanto, não podemos tomar como certas as conquistas de Abril, até porque, nestes 50 anos, muitos têm sido os desafios. O progresso da economia não acompanhou as reais necessidades das instituições e da população. Ainda precisamos de empenhar esforços para garantir condições dignas de vida e de habitação a uma franja significativa da população.

A atual conjuntura internacional, com guerras na Ucrânia e no Médio Oriente, fragiliza social e economicamente esta gigante “Aldeia Global”. Enquanto celebramos a nossa liberdade, muitos povos continuam a lutar por ela. Guerras e conflitos persistem, recordando-nos a fragilidade da paz e a necessidade de permanecermos vigilantes na defesa dos direitos humanos.

Que possamos continuar a trilhar o caminho da democracia e do desenvolvimento com coragem, com união, e com generosidade!

Que possamos honrar o legado dos nossos pais e avós, e dos militares que fizeram o 25 de Abril, construindo um futuro de liberdade, de paz e desenvolvimento para todos.

Que trabalhemos juntos para fortalecer as nossas instituições e garantir o envolvimento ativo de todos os cidadãos na vida política e social.

Para fomentar essa participação e integração de todos, temos vindo a realizar um vasto conjunto de atividades, que pretendem assinalar esta efeméride e chamar todos os nossos concidadãos.

Há 50 anos, esta pluralidade e liberdade de participação não era possível. Por isso, termos ao dispor um programa de iniciativas, livres, gratuitas e abertas a todos, também é uma conquista de Abril.

Recordo as palavras do primeiro Presidente da República, eleito após o 25 de abril, através de eleições livres, o General António Ramalho Eanes, proferidas, há dias: “A democracia é o poder e o dever de todos”.

Saibamos continuar a erguer a Marinha Grande e o nosso País, honrando o legado da revolução, renovando o nosso compromisso com os ideais do 25 de Abril e reafirmando a nossa determinação em construir um futuro de esperança e oportunidades para todos.

Viva o 25 de abril!

Viva a Marinha Grande!