IDENTIFICAÇÃO E INATIVAÇÃO DE NINHOS DE VESPA ASIÁTICA

A Câmara Municipal da Marinha Grande, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, informa a população que, na primavera, a vespa asiática (Vespa velutina) está mais ativa, razão pela qual poderá registar-se um aumento do número de avistamentos de ninhos.

Alerta-se para que, em caso de ser avistado um ninho de vespa asiática, este não deve ser destruído pelos munícipes, em qualquer circunstância. Devem ser contactadas as entidades responsáveis, de modo a que os ninhos sejam eliminados por equipas especializadas, que irão ao local avaliar a melhor técnica a aplicar na sua inativação.

Os avistamentos de ninhos ou das próprias vespas devem ser reportados no portal stopvespa.icnf.pt, na Camara Municipal da Marinha Grande (244 57 33 00), na GNR-SOS Ambiente (808 200 520) ou na junta de freguesia da sua área de residência.

A Vespa velutina ou vespa asiática é uma espécie predadora da abelha europeia, com comprimento médio de cerca de 2,5 cm. As características que permitem distinguir esta espécie de outras espécies de vespa habituais no nosso país, são o facto de possuir as pontas das patas amarelas e o abdómen escuro, com uma fina faixa amarela no primeiro segmento. É importante realçar que esta espécie não é considerada mais perigosa para o ser humano, do que a vespa europeia (Vespa crabro).

A espécie adapta-se bem aos ambientes urbanos. Os ninhos podem encontrar-se na copa das árvores, mas também é possível encontrá-los em telheiros, alpendres, varandas, barracões, no solo, em muros, etc.

Colabore no combate a esta espécie invasora!

Gabinete de Comunicação e Imagem