CONFERÊNCIA SOBRE GESTÃO FLORESTAL REUNIU 200 PARTICIPANTES NA MARINHA GRANDE

O Teatro Stephens, na Marinha Grande, reuniu cerca de 200 pessoas da região Centro na conferência “A Prevenção e a Gestão Florestal”, esta sexta-feira, 8 de março, numa organização do Município, através do Serviço Municipal de Proteção Civil.

Este evento inseriu-se no âmbito das comemorações regionais da Semana da Proteção Civil, organizadas pelo Município da Marinha Grande e pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, que se iniciaram no passado dia 1 de março, data em que se celebrou o Dia Mundial da Proteção Civil.

A Conferência contou com a presença do presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira; e do Comandante Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil de Leiria, Carlos Guerra. Teve como objetivos refletir sobre a preservação da floresta nos vários territórios e a implementação de políticas para o ordenamento, prevenção e gestão de combustível.

Na ocasião, o presidente da Câmara salientou que “devemos ter orgulho no trabalho de excelência em matéria de segurança e proteção civil e olharmos para o futuro com o foco de continuarmos a trabalhar e a procurar melhorar a nossa ação e as nossas sinergias. Porque hoje nos deparamos com novos e complexos desafios, é nossa ambição contribuirmos para o reforço do envolvimento da população como parceiros dos agentes de segurança e proteção civil”.

Aurélio Ferreira reforçou que “é um desígnio da Marinha Grande e um desafio que abracei, bater a todas as portas e lutar com todas as minhas forças, para que, muito em breve, seja uma realidade a criação do Museu Nacional da Floresta, no Parque do Engenho”.

O primeiro painel, que se desenrolou durante a manhã, foi dedicado ao tema “A Prevenção e o Cidadão”, tendo contado com a moderação do engenheiro florestal e docente da Escola Superior Agrária de Coimbra, Pedro Bingre de Amaral.

Foram abordados os temas “Vigilância e Fiscalização”, por Paulo Rainho e Sousa, da Secção do SEPNA do Comando Territorial de Leiria da GNR; “Sensibilização”, por Sofia Ramos, do Gabinete Técnico Florestal (GTF) de Pedrógão Grande; “Faixas de Gestão de Combustível”, por Vasco Fernandes, do GTF da Marinha Grande; e “Evacuar Floresta – Decisões e Planos de Evacuação em cenários de incêndio florestal”, por Andreia Rodrigues, da Universidade de Coimbra, Centro de Inovação e competências da floresta (SERQ) e Escola Nacional de Bombeiros (ENB).

À tarde, o segundo painel foi reservado à “Gestão Florestal”, tendo sido moderado pela engenheira florestal e investigadora, Conceição Colaço, do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa. Neste âmbito, foi apresentado o Centro Municipal Florestal Torres Vedras, por Filipa Araújo; foram dadas explicações sobre “Fogo Controlado”, por Carlos Trindade, coordenador Municipal de Proteção Civil de Mafra; e sobre “Operações Integradas de Gestão da Paisagem”, por José de Jesus Gaspar, presidente Conselho de Administração da FLORESTGAL.

A Diretora Regional do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Fátima Araújo Reis, apresentou as medidas que sido executadas no âmbito do Plano de Recuperação da Mata Nacional.

conferencia_gestao_florestal_08032024_21_2
conferencia_gestao_florestal_08032024_22